Notícias do Novo Tílias News

Salto Veloso – 98% dos entrevistados em pesquisa querem que Moinho Velosense seja preservado

Foto: Arquivo Família de Pedro Paulo de Bortolo

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Salto Veloso divulgou na última sexta-feira (7), o resultado da pesquisa de opinião pública sobre o Moinho Velosense.

A pesquisa foi realizada após diversas mobilizações e tratativas durante o ano de 2019 e que envolveram direta ou indiretamente um dos principais patrimônios culturais de Salto Veloso, o “Moinho Velosense”.

Para ter conhecimento do que a população pensava sobre o moinho, foi aberta uma consulta pública de opinião, entre os dias 9 de dezembro de 2019 e 21 de janeiro de 2020. A consulta não foi restrita aos munícipes velosenses e poderiam participar todos os interessados.

A presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Thelma Donadel explica que a pesquisa pode ser utilizada uma ferramenta para dar respaldo às decisões tomadas pelos órgãos públicos ou privados, em relação ao Moinho.

Ao todo, 343 pessoas participaram da pesquisa, dos quais 185 são velosenses.

O resultado da pesquisa apontou que 96,8% das pessoas que responderam reconhecem o Moinho como Patrimônio Cultural de Salto Veloso e 98% do total considera que o imóvel deve ser preservado e não demolido. Entre os velosenses esse índice é de 97,8%.

A pesquisa também apontou que 93% dos entrevistados acreditam que a prefeitura deve adquirir o imóvel para preservá-lo, 61,2% opinou que a melhor destinação para o bem seria utilizá-lo como museu, seguido de 30,6% como casa da cultura.

A questão sobre a destinação do espaço poderia ter mais uma resposta. O resultado na íntegra está disponível na página do facebook da casa da Cultura Abel Abatti.


Confira mais detalhes nas imagens abaixo.













































Fonte: Rádio Tropical FM