Ressurgindo das cinzas: Indústria de calçados deve retomar atividades no mês de abril em Lacerdópolis
Madrugada do dia 03 de setembro de 2019. Uma data que dificilmente será esquecida pelos funcionários e proprietários da Indústria e Comércio de Calçados Idol. Um incêndio destruiu uma das mais importantes empresas do município de Lacerdópolis.
O fogo iniciou por volta das 04h30min, quando um vizinho observou fumaça saindo de uma janela da indústria. De imediato ligou para um dos proprietários que acionou os Bombeiros de Capinzal. Equipes de Joaçaba e Catanduvas auxiliaram na ocorrência que durou mais de quatro horas.
Foi o momento mais triste dos 23 anos de história da empresa. O prejuízo estimado de R$ 5 milhões. A pergunta que todo mundo fazia á época. Será possível retomar as atividades? Ainda no dia dos fatos, em entrevista ao repórter Jorge Soldi, um dos proprietários, César Dall’Oglio garantiu que a empresa iria ressurgiu das cinzas.
Diante do estabelecimento destruído e da matéria prima, máquinas e quase todo o estoque consumido pelas chamas, o desafio de recomeçar o empreendimento era grande, mas não abalou os proprietários. O empresário César se apegou a fé e a determinação para seguir em frente e superar as adversidades. Na oportunidade deu graças por não ser registrada nenhuma vítima.
O empresário comentou que um dia após o incêndio foi até Caçador onde arrendou uma empresa. “Mantemos o trabalho e o foco que era os nossos clientes e, hoje, estamos quase superados. Ainda não estamos cem por cento como almejamos, mas até abril estaremos produzindo novamente em Lacerdópolis onde iremos atingir o crescimento que almejávamos antes do incêndio”, destacou Dall’Oglio.
Segundo César, muitas pessoas se solidarizaram com o que aconteceu. Ele conta que sempre recebeu apoio dos familiares, amigos, colegas comerciantes e até mesmo de pessoas desconhecidas. Foram palavras amigas e orações que deram mais força. “Você tem que acreditar em alguma coisa e, eu, particularmente, acredito em Deus”, pontuou.
A parte que foi consumida pelo fogo deve ser demolida e reconstruída. No mesmo terreno, nos fundos, está sendo construído um barracão de mil metros quadrados que abrigará as futuras instalações da Indústria e Comércio de Calçados Idol, uma das maiores empresas de Lacerdópolis. No dia do incêndio o empresário César Dall’Óglio disse em alto e bom som que “ a empresa iria ressurgir das cinzas”. Cinco meses depois a confirmação.
O passado tem que ficar para trás e o que move de fato o ser humano é a renovação e a superação, legado que os empresários Cezar, Paulo e André deixam para todos nós.
Por Jardel Martinazzo e Jorge Soldi
Fonte: Rádio Capinzal