Notícias do Novo Tílias News

Porco de estimação faz sucesso em Descalvado e ganha seguidores nas redes sociais

Estudante viu Astholfo em uma foto e se encantou: ‘É como se fosse um filho’, disse.


Estudante de 22 anos tem um porco de estimação em Descalvado — Foto: Arquivo Pessoal

A estudante de Descalvado (SP) Mayara Perna Cirelli, de 22 anos, nunca imaginou ter um porco de estimação, mas isso mudou quando o animal cruzou o caminho da família.


Astholfo, que tem mais de 600 seguidores na rede social, chegou por acaso, depois que Mayara o viu na foto de uma amiga há pouco mais de um ano.
"Ele foi comprado por uma moça que o criou até os sete meses, só que por morar em apartamento e ele ter crescido muito ela não poderia mais ficar com ele. Minha amiga acabou pegando só que ele não se adaptou ao lugar", afirmou a estudante que é a terceira dona do animal.
Astholfo é o porco de estimação de uma estudante de 22 anos que mora em Descalvado — Foto: Arquivo Pessoal

Mayara comentou na foto da amiga que estava apaixonada pelo porquinho e foi surpreendida com a resposta.


"Ela comentou que estava procurando uma família para cuidar dele. Não pensei duas vezes, falei com meus pais e em dois dias resolvemos buscá-lo."

Mayara e Astholfo na nova casa em Descalvado — Foto: Arquivo pessoal

A amiga queria um novo tutor para o animal que já estava estava habituado a uma "vida urbana". Ele tinha costume de ficar no meio das pessoas e dentro de casa.

Astholfo não se adaptou quando foi parar na chácara de família onde ele ficava em meio aos cavalos. Mas na casa da nova tutora, o porquinho encontrou tudo o que gostava.
"Moramos em uma casa simples, aqui ele não tem uma quarto personalizado como na antiga casa, mas tem amor de sobra. Ele recebe cuidados 24 horas pela minha mãe que não desgruda dele por nada. É como se fosse um filho."



Astholfo

Cachorra Maria gosta de subir e ficar perto do porco Astholfo em Descalvado — Foto: Arquivo Pessoal

Astholfo ganhou esse nome em homenagem a um personagem da infância de Mayara. "Um desenho tinha um porquinho chamado Astholfo, lembrei dele e acabei colocando esse nome, achei a cara dele."

A estudante contou que o porco é uma novidade na família, que sempre teve animais em casa, como cachorros, passarinhos e até patos. Atualmente a casa reúne três cães (Spaik, Cindy e Maria) e duas calopsitas (Gino e Geno).

"Cada animal reagiu de um jeito. O macho Spaik não gosta dele, já tentei diversas formas para eles virarem amigos e não deu certo. A fêmea Cindy morre de medo dele, ela chega até tremer quando ele chega perto."

Mas a cachorrinha Maria gostou da companhia do porco. "Ela gosta demais dele, de ficar perto, subindo em cima dele. Ele que não aguenta porque ela não dá sossego, mas ele tem costume de querer ficar perto da gente. Não gosta de ficar lá fora sozinho de jeito nenhum."


Cuidados

Estudante levava porco para passear nas ruas de Descalvado — Foto: Arquivo Pessoal


Contrariando a fama de que porcos são sujos e fedorentos, Astholfo toma banho todos os dias. O seu local em casa também fica sempre limpo. "Nossa casa não cheira chiqueiro como muitos pensam e ele não fede, pelo contrário, está sempre cheirosinho", diz Mayara.

Os banhos constantes são necessários porque Astholfo gosta de se sujar e ir no quintal, mas só quando o sol não está forte porque as orelhas assam. "Temos que passar protetor solar para não queimar."

Quando era menor, Astholfo saía para passear na rua, levado em uma coleira, mas ele foi crescendo e atualmente ela não serve mais.

O animal nunca foi pesado, mas Mayara acredita que ele pese cerca de 200 quilos. "Não aguentamos colocar ele no carro, então ele não sai mais de casa e, quando tem consulta com veterinário, eles vão em casa."

Manter Astholfo tem um custo. Os gastos incluem ração específica para porcos e consultas com veterinário. "O porco precisa de casqueamento (procedimento de aparar o casco) , então gastamos mais com ele do que com os cachorros."


Repercussão

Porco Astholfo faz sucesso em Descalvado — Foto: Arquivo Pessoal

A estudante contou que logo que a família adotou o porco muitas pessoas a chamaram de louca. "Teve gente que criticou, teve gente que se inspirou. As pessoas se assustam de imediato, primeiro por ser um porco e segundo por ele ser enorme, mas logo que conhecem ficam apaixonados, ele é muito calmo e dócil", disse Mayara.

O porco, que tem um perfil no Instagram, faz sucesso com as crianças. Muitas querem visitá-lo e algumas se assustam com o tamanho do animal quando o veem pessoalmente.


"Acontece que, às vezes, elas acham que é um porquinho pequeno e, quando chegam e se deparam com um porco enorme, se assustam. Já aconteceu de crianças saírem chorando de medo dele por causa do tamanho."

Família de Descalvado adotou um porco de estimação — Foto: Arquivo Pessoal


Fonte: G1