A Polícia Militar Ambiental de Joaçaba recebeu informação de criação, reprodução e comércio de Javalis sem licença ocorrendo em uma propriedade rural do município de Campos Novos. Diante dos fatos a guarnição através de sistema de inteligência, levantou fatos sobre a denúncia, comprovando o local bem como a propriedade do autor dos fatos, localizada no Distrito de Encruzilhada, interior de Campos Novos.
O fato foi informado a Cidasc que se fez presente com dois controladores autorizados pelo Órgão Ambiental para o abate sanitário dos animais, bem como maquinário do Poder Público do Município de Campos Novos para enterro das carcaças.
No local constatou-se 16 animais, sendo oito adultos e oito filhotes e que com a chegada da PMA, cinco filhotes adentraram a lavoura não sendo mais localizados para o abate, já que se encontravam soltos junto à mangueira da propriedade.
Foram abatidos 10 animais e após coletados sangue destes foram enterrados. O proprietário da fazenda responderá criminal e administrativo pelo fato constatado.
Fonte: Michel Teixeira