Notícias do Novo Tílias News

Medusa gigante e rara é vista em praia de SC


Um exemplar da maior medusa presente na costa brasileira foi visto na Ilha do Campeche, em Florianópolis, na última sexta-feira, dia 14. O animal é da espécie Drymonema gorgo e é considerado raro, conforme o professor Alberto Lindner, responsável pelo laboratório de Biodiversidade Marinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Essa foi a maior medusa observada nesta temporada de verão em Santa Catarina, segundo o pesquisador. "É uma espécie que ocorre da Argentina até o Rio de Janeiro", explicou o professor Lindner. Como provoca queimadura, a recomendação é que os banhistas não tentem tocá-la.

Medusa gigante é vista no mar na Ilha do Campeche (Foto: Arquivo pessoal)

A medusa foi encontrada por Ruan Luz, aluno de Lindner que também coordena o mergulho na Ilha do Campeche. “É um animal que chega a ter um diâmetro de um metro. Esse daí que foi encontrado na Ilha do Campeche, se contar aqueles braços orais, aquelas estruturas grandes que ficam embaixo do disco da umbrella dela, tem cerca de um metro de diâmetro mesmo", disse o professor.

"Ele [Ruan] estima também que os tentáculos dela, que são bem finos, ficam na margem, possam chegar a pelo menos quatro metros de comprimento”, disse o professor.


Lindner disse que a espécie, como é grande, também se alimenta de medusas menores, como a Chrysaora lactea, mais comum no litoral catarinense.


Com informações do G1