Luís Pablo Lassale, pai da pequena Isabela, de um ano e meio, chorou ao ver a foto do berço preparado para ela pela Força Aérea Brasileira na base aérea de Anápolis, em Goiás.
No local, ela ficará ao lado da mãe, a chinesa Hui Zhang, por 18 dias.
No grupo de 34 pessoas que une brasileiros e estrangeiros estarão oito crianças, entre as quais Isabela. Também ficarão isolados a equipe médica dos dois voos da FAB e os militares que fizeram parte da tripulação. A expectativa é que desembarquem em Anápolis na noite de sábado.
Uma área verde também ficará acessível para que os 31 brasileiros possam circular e tomar sol em uma área delimitada da base – sempre usando máscara cirúrgica.
O grupo também terá internet, videogame e uma fanfarra da Força Aérea tocará música na frente do local uma vez ao dia. A tentativa é de transformar a quarentena no melhor ambiente possível.
Desembarque foi neste domingo (9) de manhã. Todos estão bem de saúde
Maristella Marszalek/Ministério da Defesa
Os 34 brasileiros resgatados na China - são 31 repatriados e três diplomatas - chegaram à Base Aérea de Anápolis, em Goiás, na manhã deste domingo (9). Eles vieram em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) enviados ao país asiático na última quarta-feira (5). As aeronaves pousaram às 6h05 e 6h12 vindas de Fortaleza, última escala técnica no trajeto da chamada Operação Regresso.
O resgate foi feito na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto mundial do coronavírus. As aeronaves também trouxeram quatro poloneses e um chinês que desembarcaram em Varsóvia, na Polônia, um dos locais de escala para abastecimento.
Maristella Marszalek/Ministério da Defesa
Os repatriados vão permanecer em quarentena por 18 dias, no hotel de trânsito da Base Aérea de Anápolis, que foi especialmente preparado para essa operação. A tripulação –médicos, pilotos, enfermeiros, etc... – que participou do resgate também vai cumprir período de quarentena.
Todos ficarão em apartamentos individuais ou, no caso dos que são pais ou mães de crianças menores, poderão ficar no mesmo quarto. O grupo inclui crianças de 2 e 3 anos e outras de 7 a 12 anos. As visitas estão proibidas.
Os dois aviões da FAB com os resgatados a bordo decolaram de Wuhan, na China, no início da noite de sexta-feira (7). No trajeto para o Brasil, as aeronaves pararam para reabastecimento em Ürumqi (China), Varsóvia (Polônia), Las Palmas (Espanha), e em Fortaleza, já em território brasileiro.
Bolsonaro deseja boas-vindas aos brasileiros repatriados da China
Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro enviou mensagem de boas-vindas aos brasileiros repatriados da China no fim da noite de ontem (8), quando os dois aviões da FAB entraram no espaço aéreo do país. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa.
Na mensagem, divulgaga também no Twitter da Foça Aérea Brasileira, ele agradece a todos que trabalharam para que a missão fosse coroada de sucesso. Cita nominalmente as Forças Armadas, os ministérios das Relações Exteriores e da Saúde, a Câmara e o Senado, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em um dos trechos do áudio, Jair Bolsonaro lembra que ninguém ficou para trás e que os resgatados serão levados para um ambiente totalmente preparado para recebê-los.
A mensagem é encerrada com o presidente garantindo a todos “o melhor de nós. É muito bom tê-los de volta”.
Operação Regresso à Pátria Amada— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@portalfab) February 9, 2020
🇧🇷 As aeronaves VC-2 da FAB acabam de entrar no espaço aéreo brasileiro. 🇧🇷
Confira a mensagem do Presidente da República @jairbolsonaro aos brasileiros, 🇧🇷 agora já repatriados 🇧🇷, divulgada há pouco, a bordo das aeronaves. #FABrepatriação pic.twitter.com/RsAsBDV5wu
Operação Regresso à Pátria Amada— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@portalfab) February 9, 2020
FAB esclarece como será a quarentena na ALA 2 - Base Aérea de Anápolis.#AsasqueProtegemOPaís #FABrepatriação #FAB #OperaçãoRegresso #CoronaVírus pic.twitter.com/izn1bzurxF
Fonte: Caçador de Notícias/ Agência Brasil