Notícias do Novo Tílias News

Câmeras de segurança flagram vândalos destruindo lixeiras em Caçador


Câmeras de segurança flagraram vândalos destruindo uma lixeira no Parque Central José Rossi Adami, no Centro de Caçador, na noite desta quinta-feira, 6. Logo em seguida, as imagens captam também a chegada de uma viatura da Polícia Militar. Dois homens foram detidos. Outros dois que estavam no grupo fugiram do local, mas também foram detidos pela PM.

Eles foram levados para a Delegacia de Polícia para os procedimentos necessários. Dois deles não teriam participado do ato de vandalismo.

Já os outros dois, um maior e outro menor, justificaram que haviam brigado em um posto de combustíveis e ficaram revoltados, por isso quebraram as lixeiras.

O menor foi liberado e irá responder pelo ato infracional. Já para o maior de idade foi arbitrado um salário mínimo de fiança. Como não pagou, ele foi conduzido ao presídio e está à disposição da justiça.

Danificar patrimônio público é crime e tem penalidades de acordo com a lei 13.531/2017. Para o crime de dano, o Código Penal prevê, no artigo 163, a pena de um a seis meses de detenção. Caso o dano for cometido contra patrimônio da União, de estados, municípios, empresas concessionárias de serviços públicos ou de sociedades de economia mista, a penalidade é maior: detenção de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência.

Câmeras pela cidade

Ao todo, são mais de 300 câmeras instaladas em Caçador desde 2019, em postos de Saúde, escolas, creches, Museu do Contestado, UPA, Parque Central, outros espaços públicos e ruas da cidade. O projeto, em parceria

As imagens das câmeras são acompanhadas na Central de Operação Integrada (COI) que fica na Polícia Militar. PM, Guarda Municipal e Polícia Civil têm acesso às imagens.

“No exemplo desta madrugada, foi possível informar a uma viatura da PM sobre os atos de vandalismo e, logo após, o flagrante dos indivíduos. Isso demonstra o quanto são importantes estas câmeras para os órgãos de segurança e para a comunidade de Caçador”, destaca o supervisor da Guarda Municipal, Fernando Sinhorin.

Em breve, mais câmeras serão instaladas pelas ruas da cidade, praças e locais de aglomeração de pessoas, além da estação ferroviária, que está sendo reformada e já receberá monitoramento.

Além das câmeras, a Prefeitura deverá, em breve, fazer a instalação de OCRs nas entradas da cidade. Estes equipamentos servem para fiscalização de veículos.

“Destacamos a importante parceria da Prefeitura, através da Guarda Municipal, com a Polícia Militar para o monitoramento destas imagens. Além disso, salientamos que todos os órgãos de segurança são beneficiados, como a Polícia Civil e os Bombeiros Voluntários. Tudo isso vem deixar a nossa cidade mais segura, dando mais qualidade de vida aos cidadãos”, completou o prefeito em exercício, Alencar Mendes.



Fonte: Notícia Hoje