Câmeras de segurança flagraram vândalos destruindo uma lixeira no Parque Central José Rossi Adami, no Centro de Caçador, na noite desta quinta-feira, 6. Logo em seguida, as imagens captam também a chegada de uma viatura da Polícia Militar. Dois homens foram detidos. Outros dois que estavam no grupo fugiram do local, mas também foram detidos pela PM.
Eles foram levados para a Delegacia de Polícia para os procedimentos necessários. Dois deles não teriam participado do ato de vandalismo.
Já os outros dois, um maior e outro menor, justificaram que haviam brigado em um posto de combustíveis e ficaram revoltados, por isso quebraram as lixeiras.
Danificar patrimônio público é crime e tem penalidades de acordo com a lei 13.531/2017. Para o crime de dano, o Código Penal prevê, no artigo 163, a pena de um a seis meses de detenção. Caso o dano for cometido contra patrimônio da União, de estados, municípios, empresas concessionárias de serviços públicos ou de sociedades de economia mista, a penalidade é maior: detenção de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência.
Câmeras pela cidade
Ao todo, são mais de 300 câmeras instaladas em Caçador desde 2019, em postos de Saúde, escolas, creches, Museu do Contestado, UPA, Parque Central, outros espaços públicos e ruas da cidade. O projeto, em parceria
As imagens das câmeras são acompanhadas na Central de Operação Integrada (COI) que fica na Polícia Militar. PM, Guarda Municipal e Polícia Civil têm acesso às imagens.
“No exemplo desta madrugada, foi possível informar a uma viatura da PM sobre os atos de vandalismo e, logo após, o flagrante dos indivíduos. Isso demonstra o quanto são importantes estas câmeras para os órgãos de segurança e para a comunidade de Caçador”, destaca o supervisor da Guarda Municipal, Fernando Sinhorin.
Em breve, mais câmeras serão instaladas pelas ruas da cidade, praças e locais de aglomeração de pessoas, além da estação ferroviária, que está sendo reformada e já receberá monitoramento.
Além das câmeras, a Prefeitura deverá, em breve, fazer a instalação de OCRs nas entradas da cidade. Estes equipamentos servem para fiscalização de veículos.
“Destacamos a importante parceria da Prefeitura, através da Guarda Municipal, com a Polícia Militar para o monitoramento destas imagens. Além disso, salientamos que todos os órgãos de segurança são beneficiados, como a Polícia Civil e os Bombeiros Voluntários. Tudo isso vem deixar a nossa cidade mais segura, dando mais qualidade de vida aos cidadãos”, completou o prefeito em exercício, Alencar Mendes.
Fonte: Notícia Hoje