A última atualização do WhatsApp chegou com uma novidade para gaúchos, uruguaios, argentinos e outros povos da América Latina: depois de quase um ano de promessas, a empresa disponibilizou, por fim, o emoji de mate (ou chimarrão). Este era um dos 230 novos emojis anunciados em fevereiro para serem lançados em 2019 pela companhia.
O pacote com novos emojis foi feito pela Unicode, empresa responsável pelos símbolos utilizados em redes sociais como WhatsApp e Facebook. A inclusão do emoji de mate ocorreu após campanha de jornalistas argentinos do veículo La Nación. O formato como o chimarrão aparece em cada site ou sistema operacional foi demonstrado na conta de Twitter @Emojipedia.
New in 2019 and now supported on all platforms: 🩸 Drop of Blood.— Emojipedia 📙 (@Emojipedia) December 29, 2019
Originally proposed as a menstruation emoji, this can be used for various purposes including periods or blood donation https://t.co/ulSgmCcMD7 pic.twitter.com/tCrQi1m1eS
Além do símbolo do mate, a nova atualização, que se chama Unicode 12.0, também contou com mais representatividade para pessoas com deficiência física, como um ícone de cadeirante.
Em março do ano passado, uma apresentação formal da solicitação ocorreu na sede da Unicode. A empresa exigia que a proposta fosse original, que representasse uma comunidade ampla, não fosse uma moda passageira ou estivesse relacionada a uma marca comercial.
Em maio, a Unicode aprovou em uma fase inicial a ideia de uma equipe argentina de incluir a imagem de um mate no teclado de figuras.
Após a Unicode confirmar a nova geração de emojis, as empresas de tecnologia começam a desenvolver artes próprias para representar cada uma das novas ilustrações. O processo de inclusão pode ter tempo de duração distinto entre os aplicativos.
(Informações GauchaZH)