Proporcionar uma experiência diferenciada ao turista. Com esse objetivo, o Hotel San Gherman, de Arroio Trinta, criou pacotes que incluem o chamado “Turismo de Experiência”.
Segundo o gerente administrativo, Giliard Paganini, a nova opção tem proporcionado uma experiência única aos turistas, que tem a oportunidade de colher as frutas que desejam consumir, diretamente dos pomares.
Ele destaca que os pacotes são realizados de outubro a janeiro na colheita de pêssego e de janeiro a março com a colheita de uvas.
A atividade é possível graças às parcerias com as propriedades, em especial as pioneiras de Dante de Bortoli e também a Cantina Giovanni Felippo, que permitem ao turista a vivência na propriedade com a colheita dos frutos.
Segundo Giliard Paganini, a atividade tem sido grande sucesso, e no último mês, 90% dos visitantes vindos de 8 estados diferentes, participaram da experiência. A orientação sobre maturação dos frutos e também os equipamentos para a colheita são oferecidos pelo Hotel e propriedades.
As manifestações de avaliação foram muito positivas, com os turistas destacando a riqueza cultural da região, que apresenta características tão diferente de um município para outro.
Além da experiência em Arroio Trinta, o Hotel também leva os turistas para outros municípios da região, como Treze Tílias e Pinheiro Preto.
Giliard Paganini, que também integra a Câmara Técnica do Turismo e Renda do programa Desenvolvimento Econômico Local, acredita que com o lançamento da Rota Turística Fiori e Sapori da Italia Brasileira, realizado no ano passado, o turismo de experiência ganhará ainda mais força no município de Arroio Trinta.
Turismo de Experiência
Giliard Paganini explica que o turismo de experiência é diferente do tradicional, de contemplação ou descanso, pois é voltado para aquele turista que quer viver a experiência que é viver e realizar as atividades em determinada localidade.
“Levamos para os produtores, orientamos como é feita a colheita, qual o ponto certo, fornecemos ferramentas e através disso levam para casa o produto que eles colheram. Além de terem acesso aos produtos feitos pelas propriedades. Com essa experiência é transmitir o sentimento do produtor para o turista”, explica o Paganini.
O empresário destaca que esses pacotes que incluem o turismo de experiência são muito procurados, especialmente de outubro a março.
Ele acrescenta que Arroio Trinta tem um potencial muito grande para desenvolver o turismo.
“Somos a capital catarinense da cultura italiana e isso não é à toa. Chegamos a ter 95% da população formada por descendentes de italianos, temos vários empreendimentos públicos e privados que evidenciam a cultura italiana, sem contar a gastronomia que é excepcional”, reitera Giliard.
Segundo ele, as expectativas muito boas para o ano de 2020, pois o turismo está crescendo em todo o mundo, e com o trabalho que tem sido intensificado pelo DEL, Arroio Trinta também deve ampliar o seu espaço no mapa turístico regional.
Fonte: Rádio Tropical FM