Notícias do Novo Tílias News

SC registrou um caso de feminicídio a cada seis dias em 2019


O número de feminicídios em 2019 em Santa Catarina é o maior já registrado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Foram 59 casos, com aumento de 40% em relação ao número registrado no ano anterior (42).

Os dados passaram a ser contabilizados em março de 2015. Desde então, foram registradas 54 mortes em 2016, 52 em 2017 e 42 em 2018. O número do ano passado indica uma morte a cada seis dias.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, dos 59 casos contabilizados no ano, apenas um agressor está solto. “A grande maioria dos casos há prisão preventiva ou em flagrante, transformada ou convertida em preventiva. Nós tivemos alguns desses homens que se suicidaram e temos um que estamos trabalhando na localização”, afirmou Patrícia Zimmermann, delegada coordenadora da DPCAMI/SC.

Comandante da Polícia Militar em Santa Catarina, o coronel Araújo Gomes destacou a dificuldade em controlar crimes que, na maioria dos casos, ocorrem em ambiente familiar. “Quando entra no espectro dos crimes entre quatro paredes, ou mais voltado para o espaço privado, tanto nós quanto o restante da sociedade estamos tendo dificuldades de mudar esse comportamento violento que acaba resultando no feminicídio.


Fonte: Jornalismo Rádio Videira/G1

Foto: Divulgação