Polícia Militar Ambiental flagra o corte ilegal de vegetação em Ponte Serrada totalizando 230 campos de futebol
A Polícia Militar Ambiental de Concórdia flagrou no final de 2019 o desmatamento de uma área de aproximadamente 23 hectares na região do Rio do Mato, interior de Ponte Serrada. Os dados foram encaminhados após um sistema de satélite do Governo Federal apontar a área sendo desmatada. Dos 124 hectares, 23 estavam sendo derrubados de forma irregular.
De acordo com o comandante da Polícia Ambiental de Concórdia, Ivan Carlos, o sistema que monitora a área faz comparativos mensais e consegue verificar as áreas que estão sendo desmatadas. Depois de encaminhar os pedidos de fiscalização a Polícia Ambiental vai ao local verificar a legalidade da retirada da madeira.
Nesse caso de Ponte Serrada, existia a derrubada de pinus na área de reflorestamento. Entretanto, a Polícia Ambiental ao fazer a verificação do local percebeu que um espaço medindo aproximadamente 230 campos de futebol teve a vegetação cortada sem a devida autorização.
Os policiais de Concórdia que respondem pela fiscalização em 11 cidades da região perceberam que além da área de reflorestamento de pinus havia a derrubada da vegetação nativa (23 hectares). O proprietário foi notificado pela Polícia Militar Ambiental de Concórdia e autuado pela irregularidade.
Conforme Ivan Carlos, nos últimos dois meses a polícia recebeu nove indicações através do sistema em parceria com os governos do Estado e Federal para fiscalização de áreas desmatadas. A Polícia Militar Ambiental lembra que no último ano fez mais de 20 encontros com agricultores informando sobre os cuidados com o corte da vegetação e a importância de fazer dentro do que permite a legislação.
Fonte: Atual FM