Notícias do Novo Tílias News

Menina de dez anos coleciona mais de 200 livros na estante de casa

Letícia Maier foi incentivada à leitura pelos pais e pela babá, desde os quatro anos de idade

Letícia coleciona mais de 200 livros (Foto: Arquivo pessoal)

Gostar de ler e de colecionar livros hoje em dia já não é mais tão comum entre as crianças e jovens, como era uma vez. Hoje, com todas essas tecnologias, a vontade de pegar um livro em mãos para ler e passar o tempo, já fica cada vez mais distante. Principalmente depois que o celular passou a ser o meio mais popular de trocar mensagens e procurar por informações.

Apesar de ter celular, tablet e até usar as redes sociais, a jovem Letícia Mattei Maier, de dez anos, ainda é apaixonada por livros. A menina, que reside em Ponte Serrada, relata que começou a ler aos quatro anos.

“Quem me incentivou foram meus pais e minha babá Raquel. Antes disso eles sempre leram para mim, desde bebê. Cresci com livros sempre espalhados pela casa”, relembra a menina.

Segundo a mãe Lilian Mattei Maier, boa parte dos livros de literatura infantil, aqueles bem de nível de alfabetização, acabaram sendo doados, e que apenas os mais queridinhos por Letícia permaneceram na estante.


“Temos muito orgulho de nossa filha gostar de ler, isso mostra um bom resultado na sua vida escolar e também percebemos que gera maturidade em muitas coisas no dia a dia.Gostaríamos de poder comprar mais livros dos que ela nos pede, mas infelizmente o  critério financeiro nem sempre permite. Aí entra a biblioteca da escola que é ótima e dá a oportunidade de ampliar muito mais a leitura”, relata Lilian, que diz perceber uma melhora na escrita da filha.

Boa parte dos livros que a menina tem foi presente dos pais (Foto: Arquivo pessoal)

Letícia conta que quando as datas comemorativas chegavam, e quando a pergunta dos pais sobre qual presente ela gostaria de ganhar, era feita, a resposta era sempre a mesma: um livro novo. Foi dessa maneira que ela conseguiu reunir mais de 200 livros na estante de casa.

Em meio a centena de livros, estão os que Letícia mais gosta, como por exemplo, as histórias que têm sequência, como o ‘Diário de um Banana’ e a coleção de magia de ‘O Reino Secreto’.

“Me encantei com o livro ‘Poliana’, que é uma história muito linda, recomendo que todos leiam e aprendam o ‘jogo do contente’”, diz ela. Além destes, ela também guarda livros de tempos antigos, poesia, livros de ficção, além de ter um baú cheio de gibis.


Por Kiane Berté

Fonte: Oeste Mais