Notícias do Novo Tílias News

Estudantes baianos vencem torneio da NASA. Superaram 83 países!


Um grupo de estudantes baianos venceu o torneio internacional NASA Space Apps Challenge 2019, realizado em tempo real em 230 cidades de 83 países diferentes e que contou com a participação de 29 mil pessoas em outubro do ano passado.

O resultado foi divulgado na quarta-feira (22) pela Agência Espacial Americana (NASA).

Formada pelos estudantes Ramon de Almeida, 22 anos, do curso de Engenharia Química, Antonio Rocha, 18 anos, Pedro Dantas, 19 anos, e Genilson Brito, 18 anos, do curso de Administração, e por Thiago Barbosa, 23 anos, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a equipe Cafeína criou um sistema capaz de atrair e captar resíduos plásticos dos oceanos.


A equipe agora irá conhecer o Nasa Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), onde ocorrem os lançamentos de foguetes. Lá, eles poderão apresentar o seu projeto para a equipe de engenheiros da agência espacial.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito dos brasileiros, foram mais de 2 mil projetos em disputa na primeira etapa, de todos os lugares do mundo.

A ideia da equipe Cafeína superou as demais por conta de seu objetivo simples e direto: retirar os resíduos plásticos que podem ser ingeridos por animais marinhos.


Leka Hattori, que representa a NASA Space em Salvador (BA), comemorou a vitória histórica. “Eu já estava comemorando estarmos entre os 30 melhores do mundo, mas chegar a esse resultado em tão pouco tempo é, sem dúvida, uma grande conquista para mim e toda a equipe envolvida no projeto”, disse.


“Também é importante para as empresas e instituições que apoiaram o evento, os mentores, palestrantes e jurados voluntários, para o ecossistema de inovação local e, principalmente, os jovens da equipe Cafeína, que vão levar o nome da Bahia para o mundo através da ciência e empreendedorismo.”


Outra equipe brasileira, de São Paulo (SP), ficou entre as 6 primeiras colocadas no mundial.



Hackathon da NASA em Salvador

No ano passado, 29 equipes brasileiras participaram do hackathon na capital baiana, chegando a cerca de 200 competidores, dos 520 inscritos na primeira etapa do evento.

Para este ano, espera-se que 500 pessoas disputem o prêmio em Salvador, que também deve acontecer em outras 26 cidades brasileiras – e 200 outras cidades mundo afora.


Compartilhe o post com seus amigos!



Fonte: Razões Para Acreditar