Acaba no fim deste mês, dia 31 de janeiro, o prazo para adesão de empresas ao simples nacional. O sistema reúne um regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de oito impostos municipais, estaduais e federais.
Além disso, o simples nacional oferece um tratamento diferenciado para microempreendedores e empresas de pequeno porte. Tanto empresas que vão entrar no sistema pela primeira vez, ou empresas excluídas no ano passado poderão aderir até o dia 31. Em 2019 foram excluídas do simples nacional 506 mil empresas, por dívidas ou irregularidades com o fisco.
Para retornar ao sistema, essas empresas terão que resolver as pendências e pagar as dívidas até o fim de janeiro. Já para quem vai aderir ao simples nacional pela primeira vez é preciso ficar atento quanto a dada de abertura da empresa.
CNPJ com mais de 180 de funcionamento não pode aderir este ano e terá que aguardar nova abertura de prazo no ano que vem. Empresas que já são participantes do simples terão a renovação automática. De acordo com a receita federal, mais de 14 milhões de empresas brasileiras já são enquadradas no simples nacional.
Fonte: Rádio Vitória