Um fato inesperado surpreendeu um grupo de amigos na manhã do último domingo (15) em uma propriedade em município da região. O grupo estava numa área de lavoura de soja quando um dos integrantes acionou uma buzina a fim de chamar os cães que os acompanhavam. O grupo realiza caça legalizada de javali, espécie considerada pelo IBAMA como invasora e que vem provocando prejuízos a produtores das regiões Oeste e Meio-Oeste catarinense.
Em determinado momento, o grupo percebeu a aproximação de um veado-catingueiro. O animal chegava cada vez mais perto ao ouvir o som da buzina. Tão perto que ficou a poucos centímetros de quem acionava o aparelho e que estava agachado. Ao perceber que se tratava de um humano, o animal silvestre deu uma espécie de ‘bufada’ e saiu em disparada. O nome da cidade não será divulgado para preservar a espécie.
A seguidora Nani Bertuol, de Capinzal, foi quem fez o registro em vídeo da cena considerada por ela impressionante. Ela estava na carroceria de uma caminhonete e pôde ver de um ângulo privilegiado a aproximação do veado.
Por se tratar de um animal silvestre, arisco, e alvo de caçadores, Nani resumiu o ocorrido como ‘fantástico’. Ela conta que muitas pessoas não compreendem a caça legalizada de javalis. Segundo ela, somente essa espécie, que é autorizada por lei, é abatida. As demais são preservadas pelo grupo.