Capinzal – Um ponto luminoso foi registrado no final da tarde da última sexta-feira (06) no céu de Capinzal. As imagens foram feitas pelo seguidor Hyago Padilha, por volta das 17h. A filmagem mostra o objeto não identificado em destaque no céu azul, próximo do entardecer. “Avistei algo curioso”, disse Padilha ao destacar a situação.
Assista:
Para o canal Tilt, o diretor da Bramon, um grupo que reúne 102 operadores e 159 estações em 20 estados que monitoram meteoros, Marcelo Zurita, os pontos luminosos são satélites, que foram lançados em novembro pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. O projeto Starlink, com 12 mil satélites, promete oferecer internet gratuita ao redor do mundo.
Os satélites estão em a cerca de 360 quilômetros de distância da Terra, deslocam-se a uma velocidade de 26.230 km/h e completam uma volta ao redor da Terra a cada 91,5 minutos.
Segundo Zurita, esses satélites só podem ser avistados na Terra em dois momentos do dia: no começo da noite e no final da madrugada, quando o Sol incide na fuselagem dos satélites e reflete aqui embaixo.
Fonte: Michel Teixeira