Descanso – O fato foi registrado na tarde deste sábado, por volta das 14 horas, na linha São Valentin. Foram cerca de 20 minutos de granizo e chuva, que somou uma precipitação de 120 milímetros.
Na propriedade de Luis e João Ferraboli, pai e filho, o granizo destruiu cerca de 40 mil pés de fumo.
Conforme o produtor João Ferraboli, a chuva começou acompanhada de granizo, inicialmente fraco, mas que rapidamente ganhou força e durou cerca de 20 minutos. Ele conta que havia locais com mais de 10 centímetros de granizo acumulado. As pedras levaram mais de dez horas para se desmancharem.
O produtor diz que há mais de dez anos que trabalha com a atividade do tabaco, é a primeira vez que presencia um fato como esse. Ele afirma que ficou surpreso ao ver o estado em que a lavoura ficou após o temporal.
Segundo Ferraboli, a preparação do fumo para o plantio iniciou ainda em abril com a produção das mudas no canteiro, e após o plantio, os cuidados foram frequentes com preparação do solo, adubação e limpeza da área. A colheita da área, com cerca de 40 mil pés de fumo, estava prevista para depois do Natal. Além destes, cerca de 40 mil pés já haviam sido colhidos.
A família possui seguro da atividade, mas segundo o produtor, o valor não deve cobrir todo o prejuízo.
O granizo também danificou lavouras de milho da propriedade. O produtor estima uma perda de 20% no milho do cedo.
Em propriedades de comunidades próximas, como linha Leste, linha Santa Catarina, no centro de São Valentin e linha Liberdade praticamente não houve os estragos elevados. (Informações Peperi)
Fonte: Michel Teixeira