Santa Catarina já registrou pelo menos 11 mortes por afogamento em apenas seis dias desde o início do verão, no último domingo.
Dessas 11 mortes, cinco ocorreram em praias e seis em rios, lagoas e cachoeiras do interior do Estado. Jaguaruna, no Sul de SC, onde dois irmãos morreram afogados no dia de Natal, ao nadar na Lagoa do Arroio Corrente, foi a única cidade a registrar mais de uma morte.
O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou os números oficiais desses primeiros dias e os comparativos entre os primeiros dias deste verão e o mesmo período das temporadas anteriores no Estado. Mas em cidades como Blumenau e Joinville, por exemplo, já se observa aumento no registro de afogamentos ao longo do ano nos municípios.
Apesar de ainda não haver comparativo, o número de afogamentos em SC neste início de verão tem preocupado o Corpo de Bombeiros, que já reforçou o monitoramento de guarda-vidas em pontos como a praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Lá, um turista gaúcho de 51 anos morreu na terça-feira (24).
Apesar das ações de prevenção, para o Corpo de Bombeiros boa parte desses incidentes ainda ocorre por insistência dos banhistas em não atentarem para os avisos dos guarda-vidas e das sinalizações, e também por outras condutas inadequadas. Alguns exemplos disso são abusar do álcool antes do banho de mar ou de rio, procurar pontos muito isolados no interior, sem qualquer sinalização, movimento ou conhecimento da área, e desconsiderar perigos como as correntes de retorno, no caso do Litoral.
O coronel Cesar Assumpção Nunes, do Corpo de Bombeiros de SC, explica que cada afogamento tem circunstâncias diferentes de causa, mas aponta que os casos que ocorrem em áreas cobertas por guarda-vidas passam por investigação sobre as causas. É o caso da morte registrada em Garopaba nesta quinta-feira, que ocorreu dentro da área de cobertura de um posto de guarda-vidas.
Em pontos de água doce do interior do Estado, um levantamento dos pontos com mais mortes nos últimos 10 anos ajudou a mapear locais que precisavam de sinalização, instalada este ano.
– Estamos enfrentando componentes que aumentam o risco, como a combinação de álcool, drogas e também o desrespeito às orientações, que é cada vez mais constante – explica o comandante.
Araranguá (1)
Uma criança de três anos morreu afogada no Rio Araranguá, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, na noite desta quarta-feira. O menino estava no local com os pais e chegou a ser socorrido. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu tentaram reanimá-lo por quase uma hora, mas a criança não resistiu.
Jaguaruna (2)
Em Jaguaruna, no Sul catarinense, dois irmãos adolescentes morreram afogados neste Natal na Lagoa do Arroio Corrente, na cidade de Jaguaruna, no Sul catarinense. Paulo e Pablo Rodrigues, de 17 e 15 anos, tomavam banho em uma área mais afastada e de difícil acesso da lagoa quando se afogaram.
São Francisco do Sul (1)
Um jovem de 17 anos morreu afogado em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (25). O caso ocorreu na praia de Ubatuba por volta das 16h30min. O jovem estava no mar com familiares quando começou a se afogar e não retornou para a superfície. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.
Nova Erechim (1)
Um adolescente de 14 anos morreu na tarde desta quarta-feira após mergulhar em uma cachoeira em Nova Erechim, no Oeste do Estado. O rapaz morreu no local conhecido como “Salto da Meia Lua”.
Florianópolis (1)
Um turista gaúcho de 51 anos morreu afogado na praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha em Florianópolis nesta terça-feira (24). O caso ocorreu por volta das 17h. Segundo o Corpo de Bombeiros, Anderson Francisco de Souza Martins estava no mar com o genro e a filha quando teria caído em um buraco e se afogado.
Barra Velha (1)
O corpo de Arthur Gonçalves de Oliveira Castro, de 29 anos, foi encontrado por pescadores na noite da quinta-feira, próximo da Barrinha do rio Itajuba, na divisa com a praia do Grant, em Barra Velha, no Litoral Norte. Segundo amigos, ele estava caminhando na praia com um amigo e resolveu entrar no mar. Quando o amigo voltou da caminhada, não o avistou mais. Arthur era técnico em telecomunicações e nasceu em Goiás, mas morava há menos de um ano em Joinville.
Siderópolis (1)
Doriedison Paiano, 46 anos, se banhava em um rio por volta das 19h de quinta-feira, às margens da Estrada Geral em Siderópolis, no Sul de SC, quando se afogou. A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou o homem já tinha sido retirado da água por outros banhistas. O Samu foi acionado para atender a vítima, mas ele já estava morto. A vítima morava na região, mas era natural de Ubiratã (PR).
Braço do Norte (1)
O jovem Marlon Fabrício Berno, de 20 anos, morreu afogado na tarde de quinta-feira (26) em um rio de Braço do Norte, no Sul do Estado. Ele entrou no rio e afundou por volta das 16h. O corpo foi localizado por mergulhadores cerca de duas horas depois.
Biguaçu (1)
Um jovem de 22 anos desapareceu no mar do Balneário São Miguel, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, na tarde de quarta-feira (25) eteve o corpo encontrado na noite de quinta-feira (26)nas águas da mesma praia. Ele teria entrado no mar para pegar uma bola e não retornou mais. Um homem que estava na praia avistou o corpo do jovem boiando na água, entrou no mar e o trouxe até a faixa de areia. O IGP ainda não confirmou a identidade da vítima.
Garopaba (1)
O caso mais recente foi o de um homem de 25 anos que morreu afogado na tarde de sexta-feira (27), na Praia da Ferrugem, em Garopaba, no Litoral Sul do Estado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele seria turista de Novo Hamburgo (RS). Banhistas afirmaram aos socorristas que ele teria ido ajudar uma vítima de afogamento na água e teve um mal súbito. O homem foi retirado da água já inconsciente e com parada cardiorrespiratória. A vítima também ainda não teve a identidade confirmada pelo IGP.
Veja dicas para entrar na água de forma segura:
– Obedeça as orientações dos guarda-vidas.
– Fique próximo de postos de atendimentos guarnecidos.
– Preste atenção na cor da bandeira, ela indicará as condições do mar.
– Tenha um cuidado redobrado com as crianças.
– Nunca nade sozinho.
– Caso tenha ingerido bebida alcoólica, não entre no mar.
Fonte: Assessoria 4º BBM