Uma ocorrência inusitada foi registrada no início da tarde deste sábado (28) no centro de Joaçaba. O fato foi por volta das 12h30min na rua Francisco Lindner em frente ao Banco Itaú. Populares avistaram um urubu que estava em um terreno e se aproximando da rua correndo o risco de ser atropelado. Os populares tentavam conter o animal para evitar que fosse atingido por algum veículo.
Diante da situação, o policial civil Juliano Pedrini entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental que, rapidamente, deslocou uma guarnição ao local e resgatou a ave de rapina, que foi levada para o quartel a fim de receber o atendimento necessário antes de ser devolvida ao meio ambiente. O trabalho da guarnição foi aplaudido pelas pessoas que acompanharam a captura.
O Urubu-de-Cabeça-Preta
É uma espécie de ave catartiforme da família Cathartidae, pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo. Deste grupo, é uma das espécies mais frequentemente observadas, devido ao fato de realizar voos planados em correntes térmicas a grandes alturas e por possuir atividade durante todo o dia. A expectativa de vida da espécie é de dez anos e mede entre 56 e 74 centímetros. Exerce importante função na cadeia ecológica.
Fonte: Michel Teixeira