Pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC criaram um sorvete que alivia sintomas da quimioterapia em pacientes com câncer. Ao mesmo tempo, o sorvete funciona como um complemento alimentar, nutrindo esse pacientes que muitas vezes não sentem fome e não conseguem se alimentar devido aos efeitos colaterais do tratamento que incluem enjoos, falta de apetite e feridas que podem aparecer na boca.
O sorvete que vem nos sabores limão, chocolate e morango, também tem em sua composição, além das frutas, azeite de oliva desodorizado, açúcar orgânico, fibra solúvel e proteína. Todos sem lactose e com baixo teor de gordura.
O produto é resultado do Trabalho de Conclusão de Residência, da nutricionista Paloma Mannes que é especialista em Saúde com Ênfase em Alta Complexidade, juntamente com seu grupo de pesquisa e com apoio da preceptora e orientadora. A fórmula ideal para o produto que demorou cerca de seis meses para ser desenvolvido junto com a Ypy sorvetes.
A Equipe ainda deseja ampliar a distribuição dos sorvetes e ajudar mais pessoas que lutam contra o câncer, além de pacientes idosos ou com problemas buco maxilares.
Fonte: Gohurb