Notícias do Novo Tílias News

Como Deus está presente nas tarefas domésticas

Santa Teresa d’Ávila instruiu suas irmãs a reconhecer a presença de Deus nas tarefas mais cotidianas


Normalmente, é fácil reconhecer a presença de Deus ao visitar uma igreja bonita ou mesmo uma pequena capela. No entanto, quando mergulhados nas atividades cotidianas da vida, a presença de Deus pode não parecer tão próxima.

Os deveres que somos obrigados a cumprir diariamente podem nos causar mais estresse do que qualquer outra coisa.

Santa Teresa d’Ávila pensou nisso e viu essas várias obrigações como dons, como oportunidades para encontrar a presença de Deus de um modo novo. Ela instruiu suas religiosas a aproveitar ao máximo essas oportunidades e trazer Deus para junto elas, de forma que tudo em suas vidas fosse santificado. Eis o que ela disse no livro As Fundações:
Oh, minhas filhas, que não haja negligência: mas quando a obediência a chama para tarefas exteriores (como, por exemplo, na cozinha, entre as panelas e os pratos), lembre-se de que Nosso Senhor as acompanha, para ajudá-las em seus deveres interiores e exteriores.
De fato, Santa Teresa acreditava que essas tarefas cotidianas podem ser o que mais nos ajudam no caminho da santidade. Requerem muito esforço para fazer as coisas que somos obrigados a fazer com um semblante alegre, mas somos muito recompensados ​​por nossa obediência fiel.
É verdade que a mais alta perfeição não consiste em delícias interiores, nem em sublimes arrebatamentos, nem em visões, nem em ter o dom de profecia, mas em tornar a nossa vontade tão de acordo com a vontade de Deus que, tudo o que sabemos que Ele desejará, também desejemos com toda nossa afeição; e receberemos o que é amargo com tanta alegria quanto o que é doce e agradável, lembrando que essa é a vontade de Sua Divina Majestade.
Da próxima vez que você estiver cumprindo as tarefas domésticas, lembre-se de que Deus está com você. Se você for capaz de superar suas inclinações e mergulhar na tarefa em questão, escalará as alturas da perfeição muito mais rapidamente do que um monge religioso que reza o dia todo, mas odeia ser designado para a cozinha.


Fonte: Agência Brasil