Notícias do Novo Tílias News

Capinzalense campeão mundial de acordeão faz tour na Rússia


Um acordeonista, natural de Zortéa, e morador de Blumenau há alguns anos, realizou três apresentações na Rússia em novembro, durante uma tour. Gustavo Almeida foi campeão mundial de acordeão em agosto deste ano na China e dá aulas no Projeto Fábrica de Gaiteiros, no Distrito da Vila Itoupava.

Essa não é a primeira passagem de Almeida pela Rússia. Ele já esteve em outras oportunidades, inclusive disputando e conquistando títulos em competições. Neste ano ele viajou para três compromissos, onde reuniu quase mil pessoas em apresentações em teatros.

Conheça a história do acordeonista

Natural de Capinzal e criado em Zortéa, Gustavo Almeida recebeu de presente o primeiro mini acordeão com dois anos. Como o pai, o avô e tios eram músicos, ele desde sempre conviveu ao lado de acordeonistas e a brincadeira preferida era “tocar” o instrumento. O tempo foi passando e aos seis anos a família se mudou para Blumenau. Aos 10 anos ele começou oficialmente a aprender e praticar em aulas de música, principalmente as gaúchas, preferidas da família.

Com 12 anos ele foi levado pelo pai à Brusque, onde teve aulas com o músico Bruno Moritze começou a aprender a ler partituras. “Foi aí que dei um salto maior. Com a partitura tu abre um universo de possibilidades. Deixei um pouco a música gaúcha e parti mais pro forró, pro choro, pra música clássica”, conta Gustavo.


A partir daí o garoto não parou mais e começou a se destacar. Tudo foi acontecendo rapidamente. Iniciou as participações em competições regionais e nacionais e se não vencia, ao menos ficava entre os melhores “Com 14 anos participei de rodeios, concursos e festivais. Na maioria fiquei em primeiro lugar”.

Com o destaque nas competições, os vídeos foram subindo nas redes sociais e aos 16 anos recebeu uma mensagem de um músico italiano pelo Facebook. Antonio Spaccarotella convidou Gustavo para participar de um campeonato mundial de acordeão, na Rússia, representando a escola dele. Após dois meses e meio de estudo na Itália, viajou para o maior país do mundo e na primeira competição mundial se tornou campeão na categoria júnior.

Desde então foram mais seis títulos internacionais em quatro países do mundo (Itália, Rússia, Portugal e Alemanha) até chegar ao mundial da China (Coupe Mondiale de Accordion), em agosto deste ano. Comprovando o talento nato foi novamente campeão, agora na categoria virtuoso sênior e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar títulos mundiais como júnior e sênior.

“Hoje vejo que estou sendo recompensado por todo esforço, estudo e dedicação. Até porque nem todo mundo tem essa oportunidade. Muitas vezes deixei de brincar pra isso, e hoje estou recebendo esse reconhecimento”, afirma Gustavo com orgulho.

Projeto Fábrica de Gaiteiros

A primeira turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros em Blumenau conta com 45 alunos, no Centro Turístico e Cultural. O curso tem durabilidade de um ano e começou em outubro de 2019. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.

A iniciativa é promovida em Blumenau por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti, com financiamento feito por meio de recursos do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi).




Fonte: O Município


Fotos: Jotaan Silva