Notícias do Novo Tílias News

Bolsonaro elogia liberação do uso medicinal da Cannabis


O presidente Jair Bolsonaro elogiou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou ontem (3) o regulamento para a fabricação, importação e comercialização de medicamentos derivados da Cannabis.

A medida vetou, no entanto, autorização para cultivo da planta no país, que seguirá proibido.
“ANVISA APROVOU A AUTORIZAÇÃO DE REGISTRO DE MEDICAMENTOS À BASE DE CANNABIS. O CULTIVO PARA FINS MEDICINAIS FOI ARQUIVADO APÓS DOIS DIRETORES SEGUIREM O VOTO DO DIRETOR ANTONIO BARRA. RESULTADO GARANTIRÁ MELHOR ACESSO DOS PACIENTES AO TRATAMENTO, MESMO COM A NÃO APROVAÇÃO DO CULTIVO”, AFIRMOU O PRESIDENTE, EM UM PUBLICAÇÃO NO TWITTER, POSTADA DURANTE A MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA (4).
Segundo a decisão, tomada pela diretoria colegiada da agência reguladora, o medicamento só poderá ser comprado mediante prescrição médica. A comercialização ocorrerá exclusivamente em farmácias e drogarias sem manipulação.

Conforme nota da Anvisa, “os folhetos informativos dos produtos à base de Cannabis deverão conter frases de advertência, tais como ‘O uso deste produto pode causar dependência física ou psíquica’ ou ‘Este produto é de uso individual, é proibido passá-lo para outra pessoa’”.




Fonte: Michel Teixeira