Secretaria de Educação de Salto Veloso promove capacitação do projeto educacional 1ª infância em Rede
Conforme a Secretária de Educação, Ariane Spanholi Vigolo, e coordenadora do projeto, a formação iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 20, e segue até sexta-feira, dia 22.
Ariane explica que hoje a capacitação é voltada para líderes de várias áreas da prefeitura, como educação, saúde, assistência social e setores administrativos, além de lideranças da comunidade local.
Já hoje à noite, haverá formação para os pais líderes, escolhidos conforme perfil do projeto, que serão os multiplicadores do programa. Esses pais terão a missão de levar as informações para os demais país ou responsáveis.
Conforme Ariane, o objetivo do Projeto da Primeira Infância em Rede, pretende alcançar todas as famílias, educadores e crianças em Salto Veloso e região, por isso, segundo ela, são necessários parceiros que acompanham o processo de inovação do desenvolvimento infantil, para apoiar as estratégias delineadas no projeto, como meio de incentivar, fortalecer e aplicar a ciência do desenvolvimento na primeira infância.
Ariane Spanholi Vigolo, acredita que investir recursos públicos na primeira infância vai garantir que o futuro de muitos Velosenses seja diferenciado e mais humanizado.
Pioneiro no estado, o projeto foi lançado em maio deste ano e, visa fazer de Salto Veloso, uma cidade Protetora da Primeira Infância, e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
A capacitação está conduzida pela neurocientista Anna Lucia Campos, da Associação Educativa para o Desenvolvimento Humano (Lima, Perú).
A iniciativa acontece por meio de um Convênio Internacional com o objetivo de buscar uma transformação da sociedade em prol do desenvolvimento infantil.
Premiada internacionalmente, Anna Lucia é pioneira em neurociência educacional na América Latina, e possui vasto conhecimento e experiências na área da Primeira Infância e Desenvolvimento Humano.
Anna Lucia afirma que evidências apontam que o processo de desenvolvimento do cérebro nos primeiros anos de vida é fenomenal, processo que de acordo com ela, não se repete mais ao longo da vida no desenvolvimento humano.
Ela constata que esse processo não está vinculado só a fatores genéticos, mas também a fatores ambientais.
Por isso, de acordo com a pesquisadora, é necessário que os entornos do desenvolvimento infantil, que precisam ser protegidos com ambientes favoráveis para o desenvolvimento do cérebro das crianças.
A prefeita Ana Rosa Zanella, diz que a grande obra de sua equipe administrativa é o investimento no ser humano. Para a prefeita, existe na sociedade atual, uma necessidade de mais investimentos na instrução da primeira infância.
Anna Rosa explica que nesta primeira etapa do projeto, os investimentos são feitos com verbas do próprio município, mas a intenção de acordo com a prefeita, é buscar recursos nas esferas estadual e federal.
A Secretária de Educação, Ariane Spanholi Vigolo, ainda informa que por contada da formação dos professores, nesta quinta-feira, dia 21, os alunos do 1º e 2º anos, e estudantes do 3º aos 9º anos, não terão aula, porque os professores estão em capacitação, apenas haverá atendimento na creche.
Fonte: Rádio Tropical FM