Continua internada no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba a menina de 12 anos, moradora de Zortéa, com suspeita de meningite. A informação foi repassada à Rádio Capinzal nesta quinta-feira (7) pela enfermeira Solange Dalla Pasqua, da vigilância epidemiológica de Zortéa.
A profissional relatou que ainda não chegou o resultado final dos exames e a criança segue na UTI e seu estado clínico é estável. Ela recebe todo acompanhamento necessário, assim como os familiares que foram medicados.
Solange explica que na tarde de segunda-feira a criança foi atendida pelo plantão do município com os sintomas da doença. Ela foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora das Dores e depois de exames transferida para o Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba.
O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, membrandas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.
O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
Fonte: Rádio Capinzal