Segundo José Volni, o evento demonstrou na edição de 2019 um alto nível de organização, gerando excelentes resultados para todos os expositores, o que certamente deve colaborar para a atração de um número maior de participantes nas próximas edições, já que demonstra ser um excelente ambiente de negócios. “Eu mesmo sou testemunha desse resultado, pois vendi 100% dos animais que trouxe para os leilões da Expo Iomerê”, revela.
O prefeito Luciano Pagani comemora os bons resultados. Segundo ele, na edição deste ano foram gerados mais de R$ 1,2 milhão em negócios incluindo a feira agroindustrial e o leilão de animais. Só no leilão, dos 380 animais inscritos foram comercializados 224, entre caprinos e ovinos, gerando mais de R$ 120 mil aos expositores. “Tanto a Prefeitura, quanto da Cooperativa dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Meio Oeste Catarinense, Sindicato dos Produtores Rurais de Videira e CTG Tropeiro Crioulo, os promotores da feira, estamos muito satisfeitos e felizes com os resultados”.
Negócios e aperfeiçoamento
A programação da Expo Iomerê foi diversificada para atender todas as demandas dos criadores de todo o estado. Para isso contou com o 9º Seminário Regional de Caprinocultura e Ovinocultura, o 6° Leilão de Ovinos e Caprinos- Reprodução e Corte, o 8º Julgamento de Ovinos, o 4º Leilão de Elite de Ovinos P.O, o 3º Julgamento de Caprinos, a 2ª Exposição de pôsteres com temas relevantes a ovinocultura, a 1ª Exposição de Pequenos Animais e a 3ª Mostra de Cavalos Crioulos. Os visitantes ainda participaram da feira agroindustrial, de visitações em propriedades, instalações e manejos, e de palestras e debates sobre Inseminação e reprodução de ovinos, com Dr. José Eduardo matos – zootecnista e o “Mercado Brasileiro de Ovinos e Caprinos”, com Dr. Pedro Nacib Jorge Neto – médico veterinário. A gastronomia a base de carne de caprinos e ovinos também deu sabor ao evento. “Além de um evento festivo a Expo Iomerê também é um grande incentivo ao desenvolvimento e à diversificação da nossa matriz econômica. Os resultados foram excelentes”, enalteceu o vice-prefeito Milto Borga destacando que o evento ainda contou com o apoio da Associação Catarinense dos Criadores de Ovinos, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, Clube de Mães de Iomerê, Sebrae, Cidasc, Epagri, Senar e Faesc.
Neste ano, a Expo Iomerê ainda contou com um momento histórico: a visita de uma comitiva italiana liderada pela prefeita da cidade de Lamon, Ormella Noventa que reafirmou o pacto de cidade irmã com Iomerê. As tratativas para o gemelaggio já aconteciam desde o início de 2018 e foi oficializada neste fim de semana.
Fonte: Rádio Tropical FM