Notícias do Novo Tílias News

Bibliobike roda o Oeste para despertar a paixão pelos livros


Atenção, atenção! Se você mora no Oeste Catarinense e, de repente, ouvir o som de uma vitrola e ver uma bicicleta cheia de livros passando, cuidado: Você pode ser encantado pelo poder da literatura e desenvolver o hábito de ler sem parar.

 A bicicleta, que é na verdade uma biblioteca itinerante, é a Bibliobike, projeto que vai passar por Concórdia, Itá, Chapecó, Xaxim, São Lourenço do Oeste, Pinhalzinho ou Caçador nos próximos dias.

O objetivo: te encantar, te levar para lugares novos, te apresentar personagens e histórias incríveis através de livros selecionados especialmente para proporcionar momentos mágicos. É assim, com um acervo de mais de 250 livros de literatura, que a Bibliobike promove o acesso ao livro e incentiva a leitura. Além disso, o projeto proporciona momentos de contação de histórias e mediação de leitura, sempre em espaços públicos como praças e parques.


A Bibliobike no Oeste, projeto contemplado pelo edital de cultura Elisabete Anderle, irá também ministrar oficinas de formação de leitores em parceria com instituições de cada cidade visitada. A atividade, é voltada para a formação de professores, bibliotecários e pessoas interessadas na área do Livro e Leitura, apresentando novas abordagens para instigar o público leitor.

O roteiro vai ser uma verdadeira maratona, que a idealizadora do projeto, Camila Miotto, vê com alegria e satisfação. “Levar a BiblioBike por várias cidades no oeste de Santa Catarina fortalece a responsabilidade do projeto que é de disseminar o amor pelos livros. Queremos contagiar o maior número possível de pessoas, sensibilizando-as para uma nova relação com o livro, leitura, literatura e arte.”

BIBLIOTECA ACESSÍVEL

Criada em 2015, a Bibliobike surgiu com o objetivo de aproximar a literatura das pessoas, levando os livros para onde o povo está. O acervo é composto, em grande parte, por livros ilustrados, com alguns títulos também em braile, para contemplar crianças com deficiência visual. Tem ainda livros de contos, crônicas e poesia. Para todos os gostos e necessidades.

O projeto leva um espaço diferente e aconchegante, com mantas e almofadas, para locais onde haja interação familiar em momentos de lazer, fazendo essa conexão entre a literatura e a família, além de fomentar novos espaços para apresentações e socializar as produções artísticas na região.

Confira a programação do projeto

23/11/2019 – Concórdia 16h

24/11/2019 – Itá 16h

30/11/2019 – Chapecó 10h

30/11/2019 – Xaxim 16h

01/12/2019 – São Lourenço do Oeste 16h

07/12/2019 – Pinhalzinho 16h


08/12/2019 – Caçador 16h








Fonte: Diário Rio do Peixe