Na manhã de hoje (24) repercutiu, a partir de uma publicação na rede social Facebook, o valor cobrado na taxa de esgotamento sanitário na cidade de Treze Tílias.
O sistema de esgotamento, assim como o de abastecimento de água é gerido pela Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). O contrato foi renovado por 20 anos no ano passado.
Entre as reclamações estão o valor da taxa de esgoto, que é de 100% sobre a taxa de tratamento e abastecimento de água. Alguns comentários também argumentavam que residências não atendidas pelo sistema, estavam sendo cobragas.
A Rádio Tropical entrou em contato com o escritório municipal da Casan na manhã de hoje. O responsável pela agência Ronaldo Dalmolin explica que a cobrança está dentro do que prevê a legislação estadual.
Ele também acrescenta que a taxa é cobrada somente das edificações que possuem o sistema disponível. Nas ruas em que não há rede de esgoto, não há cobrança da taxa. Atualmente, cerca de 35% da cidade de Treze Tílias é atendida pela rede de esgoto e o plano é ampliar o atendimento gradativamente.
Ronaldo Dalmolin também destaca que todo o tratamento do esgoto é feito de acordo com a legislação e fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Na próxima semana, Dalmolin vai apresentar mais detalhes sobre o sistema de esgotamento sanitário e a forma de cobrança.
Fonte: Rádio Tropical FM