Um homem, de 74 anos, aparentemente em surto, atirou pelo menos 60 vezes de dentro de uma casa, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (7), segundo a Polícia Militar (PM).
A informação da Polícia Militar (PM), na segunda-feira, era de que o homem tinha atirado mais de 30 vezes. Porém, depois do fim da ocorrência, a PM falou em uma quantidade maior de tiros.
"Ele efetuou mais de 60 disparos de arma de fogo em diversas direções", afirmou o tenente da PM Anderson Pereira.
Casa onde houve a situação envolvendo um atirador fica na Rua Martim Afonso, nas Mercês
Foto: Victor Hugo Bittencourt/RPC
Aparente surto
O idoso de 74 anos estava em aparente surto psicótico, de acordo com a PM. Ele foi retirado do local por policiais por volta das 23h, após mais de quatro horas de negociação. Várias bombas de efeito moral foram atiradas pela polícia no local.
"O negociador pede para que ele não engatilhe mais a arma e não atire. Ele não obedece, continua atirando", relatou a vizinha.
Causador do evento crítico é um ex-militar, possui várias armas em seu nome. No local em que ele estava confinado, fez várias barricadas, o que impossibilitou a nossa entrada de imediato", afirmou o tenente-coronel Hudson.
Policiais encontraram três armas e várias cápsulas de munição dentro da casa do homem, em Curitiba. — Foto: Tony Mattoso/RPC
Queda de quatro metros de altura
"Optou-se pela negociação em vários momentos. Não houve contato com esse senhor, ele não respondeu à negociação. Foi utilizado megafone para tentar orientá-lo passo a passo como ele deveria proceder no momento da rendição. Ele efetuou vários disparos", disse o tenente-coronel Hudson.
De acordo com a PM, o homem caiu de uma altura de aproximadamente quatro metros. A queda aconteceu no momento em que os policiais tentaram rendê-lo. Havia muita fumaça, por causa das bombas.
"Eu vi o homem caindo ali de cima", afirmou outra vizinha, a Rúbia.
O estado de saúde do idoso é considerado estável, segundo o hospital. A instituição informou que deve ser realizada uma avaliação psicológica nele nesta terça-feira (8).
"É uma vítima que inspira cuidados, pela idade dele. Ele sofreu uma queda de quatro metros de altura, inalou bastante gases lá no local. Ele está estável, mas inspira um pouco de cuidado. Aparentemente, a gente não visualizou nenhuma fratura. Ele tem uma contusão nas costas, bateu a cabeça, tem ferimentos na cabeça", afirmou o cabo dos bombeiros Cordeiro, que prestou os primeiros socorros ao idoso.
O cabo Cordeiro disse que o homem estava consciente.
Quatro quadras no entorno da casa foram bloqueadas pela polícia, em Curitiba.
Foto: Reprodução/RPC
Mãe e cuidadora
Com o idoso, estavam a mãe e a cuidadora dela. Elas foram libertadas durante a negociação e encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Campo Comprido.
As duas tiveram alta nesta madrugada, depois de passarem por uma avaliação e ficarem em observação. Elas não se feriram.
Onde fica a casa
A casa fica na Rua Martim Afonso, entre a Visconde do Rio Branco e a Visconde de Nácar.
"É uma área densamente povoada. Nós utilizamos todos os processos necessários para garantir a segurança da população, inclusive impedindo alguns moradores de acessar áreas de risco", disse o tenente da PM Anderson Pereira.
Equipes da PM fecharam ruas próximas à casa para o atendimento da ocorrência. Quatro quadras foram interditadas.
Idoso foi retirado de dentro de casa, no bairro Mercês, por volta das 23h. — Foto: Reprodução/RPC
Fonte: G1