A atividade, organizada pela Epagri de Água Doce, foi realizada na tarde de ontem (23), na propriedade de Valdenir Piaia, na comunidade de Cocho D’Água, interior de Água Doce.
O engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri de Treze Tílias, Camilo Pegoraro foi convidado para falar sobre pastagens perenes no evento. De Água Doce, a organização e condução do evento ficou por conta dos extensionistas Jociel da Rosa Surdi e Tulio Cesar Dassi.
Entre os assuntos abordados estiveram o planejamento forrageiro, implantação de pastagem e também a importância da qualidade do leite.
Participaram da tarde de campo produtores da comunidade de Cocho d’Água e também alunos do Colégio Agrícola de Água Doce.
Sobre as pastagens perenes, Camilo Pegoraro alerta que é importante que antes do plantio, o agricultor faça a análise do solo para identificar quais os nutrientes que estão em falta, já que as pastagens perenes exigem boa fertilidade do solo.
Também é necessário fazer o controle de outras gramas ou plantas invasoras, que podem dificultar o crescimento e cobertura da pastagem perene.
Entre as variedades mais comuns na região, estão a Tifton, Missioneira Gigante e Jiggs. Os principais benefícios da pastagem perene é o período maior de oferta de forragem, manejo do solo, e apesar de mais trabalhoso o plantio, ele precisa ser feito uma única vez.
O agricultor que necessitar de orientações pode procurar o escritório da Epagri para mais orientações.
Fonte: Rádio Tropical FM