A câmara de vereadores de Treze Tílias aprovou no dia 15 de outubro, um projeto de lei de autoria do prefeito Mauro Dresch para custear o transporte de doações por meio de um container vindas do principado de Lichtenstein.
As doações são organizadas pela Hilfswerk Lichtenstein, ou Caritas de Lichtenstein. A voluntária Frida Barth Ospelt, que nasceu em Treze Tílias e atualmente reside em Lichtenstein, seleciona donativos para Treze Tílias.
Frida informa que o embarque dos donativos será no dia 15 de novembro, na Áustria. Dependendo da liberação no porto em Itajaí, as doações podem chegar a Treze Tílias, ainda antes do Natal.
As doações serão recebidas pela Secretaria de Assistência Social de Treze Tílias que posteriormente fará o repasse para as pessoas mais necessitadas do município, creches e escola.
Em 2018, o prefeito de Treze Tílias, Mauro Dresch esteve em Lichtenstein para conhecer a entidade. O prefeito diz que ficou impressionado com a qualidade das doações, foi então que decidiu fazer alguns pedidos, como brinquedos por exemplo, para as creches.
Na ocasião, Mauro Dresch também se comprometeu em pagar o transporte dos donativos através de um container para Treze Tílias.
O prefeito elogia o trabalho voluntário da trezetiliense e agradece os vereadores que aprovaram o projeto de lei que autoriza o município a pagar o transporte, no valor de R$ 3 mil reais.
A Caritas Lichtenstein foi fundada em 1988. A associação tem como objetivo aliviar as dificuldades materiais de pessoas ao redor do mundo, coletando, classificando, e encaminhando doações e suprimentos de assistência.
Os destinatários são indivíduos, famílias e instituições. Atualmente, a Organização de Assistência de Liechtenstein possui 182 membros ativos.
Os membros prestam mais de 17 mil horas de trabalho por ano nos pontos de coleta em Triesen e Mauren no principado de Lichtenstein. Todos os membros trabalham gratuitamente, como é o caso da trezetiliense Frida Barth Ospelt.
Fonte: Rádio Tropical FM