Notícias do Novo Tílias News

Deputador quer que madeira apreendida em operações ambientais seja destinada para construção de casas populares

Projeto de Lei está em tramitação na Assembléia Legislativa de SC.

(Foto: Eduardo Guedes de Oliveira / Agência AL)

O projeto de lei N° 0062.4/2019, de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL/SC), foi apreciado na última quarta-feira (02/10), na Comissão de Agricultura e Política Rural. O projeto aprimora a legislação que trata do aproveitamento de madeira apreendida pelos órgãos de amparo e proteção ao Meio Ambiente e repressão a crimes ambientais. A madeira pode ser utilizada em programas habitacionais para construção de casas populares, entre outras finalidades. O PL apresentado tem o intuito de aprimorar a lei, estabelecendo que o infrator fique obrigado a realizar a remoção da madeira apreendida para um local adequado, que permita sua conservação e posterior aproveitamento.

Para o deputado Berlanda, o projeto contribui para a efetiva aplicação da legislação. “O que tem acontecido é a apreensão da madeira e, por falta de encaminhamento imediato e local com condições adequadas de armazenamento, ela acaba se deteriorando. Nosso PL é no sentido de garantir que essa madeira apreendida chegue ao destino e seja de fato utilizada, por exemplo, em programas habitacionais para construção de casas populares”, esclarece o deputado Berlanda.

O PL recebeu parecer favorável do relator e foi concedida vista aos demais membros da comissão para análise. Conforme acordo, o projeto deve ser votado na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, seguindo para a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, antes de ser apreciado em Plenário.



Fonte:Assessoria de Comunicação - Deputado Berlanda