A comercialização de 51 planos de saúde de dez operadoras está suspensa em todo o país a partir desta sexta-feira, dia 6. A medida adotada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é resultado do Programa de Monitoramento de Garantia de Atendimento e funciona como uma resposta às queixas registradas por usuários no segundo trimestre deste ano. As reclamações mais comuns são descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura.
Ainda de acordo com a ANS, os planos agora suspensos atendem cerca de 278.600 beneficiários. No caso de quem já é cliente, o atendimento deve ser mantido. A restrição atinge apenas a venda de novos contratos.
O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS acompanha o desempenho do setor e atua na proteção dos beneficiários. Nessa lógica, as empresas só podem voltar a comercializar os planos suspensos quando normalizarem o atendimento aqueles consumidores que já são seu beneficiários.
Quem quiser registrar uma queixa contra uma operadora pode ligar para o Disque ANS: 0800-701-9656. Outra opção é acessar o site.
Liberação de outros planos
A ANS também liberou a comercialização de 28 planos de saúde de 11 operadoras. Eles haviam sido suspensos em ciclos anteriores, mas melhoraram os resultados do monitoramento e, com isso, poderão voltar a ser vendidos também a partir desta sexta-feira.
No portal da ANS, é possível conferir quais são as operadoras com todos os planos reativados e aquelas que ainda têm alguns contratos impedidos de venda.
Fonte: Jornal Extra