Notícias do Novo Tílias News

Treze Tílias: Tirol 45 anos - Investimento e expansão (1998 a 2009)


Anos de muito trabalho se sucedem e graças a eles um ciclo dedicado à profissionalização dos processos se dá. Neste Rastro de desenvolvimento, na terceira década de história da empresa, acontece a inauguração da Unidade Produtiva de Linha Caçador (Treze Tílias).

No Final dos anos 90, a capacidade produtiva da empresa estava no limite da sua produção, a área de expansão também.

A cidade foi crescendo no entorno da indústria e os problemas começaram a crescer juntos com ela.  Tráfego intenso de caminhões, reclamações do barulho, o sistema de tratamento de efluentes já não era o mais adequado e a falta de espaço não permitia a adequação do mesmo.

Onde a empresa estava instalada não era possível aumentar o mix de produtos e acompanhar as tendências de mercado como, por exemplo, a construção de uma unidade que permitisse a produção de leite em pó ou até mesmo expandir a produção do mix existente.

Diante de todas as necessidades, a empresa deu início a construção de uma Unidade Produtiva mais ampla, localizada na Linha Caçador, na mesma cidade de fundação, com apenas 8 km distantes da Matriz.


Durante o percurso foi preciso fazer uma pausa…

O leite tem alguns ciclos positivos e outros negativos, em que as margens ficam muito estreitas e a cultura da Tirol era trabalhava com recursos próprios.

No ano de 2000, quando a unidade estava sendo construída um foi exemplo de ciclo negativo do leite, em que os custos da matéria prima subiram, e por outro lado o mercado não acompanhou essa evolução de preços. Então foi necessário dar um passo para trás, aguardar a recuperação do mercado esperando um melhor momento para retomar os investimentos na nova planta sem riscos ou aumento do grau de endividamento.


Mas a Tirol reverteu a situação

Como a matéria prima ficou com preços acima do mercado em Santa Catarina, uma das alternativas era ampliar o volume adquirido em outros estados que não tinham o mesmo cenário.

Nesta esteira, a empresa aumentou a participação na compra de matéria prima no Rio Grande do Sul, no Paraná e também adquiriu uma nova unidade de distribuição em Curitiba, que permitiu abrir novos mercados, pulverizar as vendas e aumentar a rentabilidade da operação.

Acompanhando o tempo dos fatos, em 2001 a Unidade da Tirol em Chapecó, conquista o Selo ISO 9001.  

A certificação ISSO 9001 é uma norma Internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização, independente do seu ramo de atividade, setor ou tamanho. Seu objetivo é garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. A Tirol, Unidade de Chapecó a foi a primeira empresa de laticínio do Brasil a obter a certificação.

A certificação mostrou novamente ao mercado o compromisso que a Tirol sempre teve com a garantia da qualidade, consolidando ainda mais a marca em todo país.


Em 2005 é inaugurada a nova Unidade Produtiva da Tirol

Após o período de pausa nas obras, a construção da nova unidade produtiva em Treze Tílias segue e em 2005, é inaugurada uma das mais modernas fábricas de Lacticínio da América Latina, com equipamentos de alta tecnologia, importados da Suécia e Alemanha. Um investimento que proporcionou ganhos de escala, maior qualidade, e baixos custos de operação.

A primeira produção da nova unidade foi de leite em pó, que foi realizada no dia 23/06/2005 às 15h23min minutos. Aproximadamente um ano depois foram transferidas as outras operações que ainda estavam na antiga unidade, como por exemplo a produção de leite UHT, permitindo a utilização de boa parte da capacidade produtiva da nova planta e, a planta do centro foi desativada. Com a um espaço mais amplo foi possível também, aumentar o mix de produtos e consequentemente a redução do custo fixo.

Com a nova Unidade, tudo melhorou, foram construídas grandes lagoas de tratamento, sistemas modernos que permitiam uma eficiência de 99%, com condições de tratar dois milhões de litros de efluentes.

O efluente tratado é reaproveitado para limpeza externa de caminhões, pisos e parte utilizada nas caldeiras, reduzindo muito o consumo de água.

Outro foco da Tirol sempre foi investimentos em áreas de reserva permanente. No total possui 234.980 m² de área destinada à preservação nos municípios de Treze Tílias e Ibicaré colaborando assim com a preservação do meio ambiente.

Com a capacidade de produção aumentada, logo adiante são construídos dois postos de resfriamento no Rio Grande do Sul, um em Tapejara e outro em Boa Vista do Buricá. Também foi construída uma nova unidade de resfriamento em Dois Vizinhos no Paraná, ampliando a captação de leite para os três estados do Sul.

Com os novos postos de resfriamento, a quantidade de produtores também aumentou e o trabalho da equipe de fomento foi se tornando cada vez mais importante. Para dar suporte técnico personalizado in loco aos produtores de todas as regiões, a empresa investiu no aperfeiçoamento e expansão da área de fomento, com a contratação novos engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, com o objetivo de atender as novas demandas, e não desviar do foco da organização que sempre foi prestação de assistência técnica.

Com todos os investimentos, em 2008 a empresa atingiu a marca de 1,8 milhões de litros de leite processados ao dia.


Fonte: Rádio Tropical FM