Notícias do Novo Tílias News

Treze Tílias – Tirol 45 anos - Hoje e o Futuro (2009 a 2019)


Desde 1974, a Tirol esteve sempre em busca de novos desafios e assim segue. Os anos foram passando e a vontade de crescer jamais se extinguiu. Na última década, novos equipamentos, que produzem mais e melhor, passam a fazer parte da empresa, assim como a inovação de seus processos, excelência em produtos, atendimento personalizado e atenção aos colaboradores.

Todo este trabalho e dedicação fizeram com que a última década fosse cheia de conquistas, ou seja, os reflexos positivos da forma de atuar da Tirol começaram a render prêmios de qualidade e reconhecimento da marca em todo o país. Diante disso, podemos destacar os seguintes acontecimentos:

Em 2013, a Tirol lança o seu primeiro relatório de sustentabilidade, com o objetivo de apresentar um cenário macro sobre da organização em suas diversas áreas de atuação. A partir então a empresa passa a confeccionar o relatório anualmente, somando até então, sete edições publicadas.

Em 2014, a Campanha de educação ambiental, Tirolzinho Transforma envolve mais de 15 mil crianças no estado de Santa Catarina. Nesse mesmo ano a Tirol recebe o prêmio Top Of Mind pelo 14º ano consecutivo em Santa Catarina e o prêmio ADVB Marketing e Vendas com o Case Biociclos.



O ano de 2016 também é marcado por expressivas premiações e o início das atividades da Unidade de Pinhalzinho.




Em 2016, a Tirol é eleita pelo 2º ano consecutivos como a Marca Destaque na região Sul no prêmio Top Of Mind, do Jornal Folha de São Paulo – a primeira premiação pela Folha de são Paulo foi em 2015. Essa é uma categoria que reconhece empresas e marcas que são líderes de lembrança de marma, independente da categoria de produto.



No mesmo ano a empresa também recebe pelo 15º ano consecutivo o prêmio Top Of Mind Santa Catarina, com destaque na categoria Leite.

Ainda em 2016, iniciou-se as obras de terraplanagem para a construção da nova Unidade da Tirol no município de Pinhalzinho (SC). E no mesmo ano, em 30 de dezembro é inaugurada a primeira fase das obras.

Já as obras da Unidade Pinhalzinho são concluídas apenas em 2018 - Com área construída em 23 mil m² (em área total de 410 mil m²) a estrutura tem como objetivo inicial o resfriamento de leite e atender a produção de leite condensado com capacidade de produção de 130 toneladas dia, (até então terceirizado), além de suprir a necessidade da empresa de contar com um parque fabril novo e mais moderno, com flexibilidade para assumir a produção de mais itens da marca.


A nova fábrica é moderna – seguindo os padrões internacionais de sustentabilidade, com controle de emissões de gases, estação de tratamento de efluentes moderna e também de tratamento de água nos padrões requeridos pelos órgãos fiscalizadores nacionais e mundiais.


Pensando no futuro atingir o mercado internacional, esta nova unidade tem os pré-requisitos exigidos pelos mercados mundiais compradores de leite, ou seja, a Tirol no futuro terá todas as condições de exportar produtos desta unidade.


Em 2017 a empresa se destaca no mercado nacional e pelo investimento de uma nova ferramenta de gestão, voltada para os procedimentos internos.



Em 2017 a Tirol consolida-se entre os líderes no mercado de Leite Longa Vida (UHT), como uma das marcas mais vendidas no Brasil em volume de vendas, de acordo com dados do Instituto Nielsen.


Ainda em 2017, a Tirol dá um grande salto na gestão dos procedimentos internos com a implementação do SAP. O SAP é software de Gestão Empresarial o qual integra todos os departamentos de uma empresa, fornecendo soluções personalizadas. Essas soluções proporcionam praticidade na produção, fluidez na comunicação interna e agilidade na resolução dos problemas gerenciais diários.


Com a implementação do SAP, em junho de 2017, a Tirol adquiriu também uma solução de rastreabilidade de todo processo primário de coleta de leite no campo. O aplicativo é um sistema informatizado para a realização da rastrealidade completa da matéria prima, buscando o aperfeiçoamento no sistema de coleta e entrega. A plataforma permite pesquisar todas as atividades, visualizar duração da percussão, trajeto percorrido, possíveis não-conformidades como atividades realizadas fora da localização determinada e demais informações relacionadas, O ano de 2018 será lembrado pela companhia com um divisor de águas. A empresa promoveu uma disruptura em seus processos e apresentou ao mercado sua nova proposta de marca e posicionamento.

 O ano de 2018 foi muito significativo para a empresa. Fruto de muita pesquisa de mercado e junto ao consumidor, O trabalho resultou no refresh da marca, mais simples e com uma melhor leitura., com o objetivo de facilitar a identificação do produto no ponto de venda.

 O processo iniciou com a modificação de nosso tradicional slogan, que migrou de A marca do sabor, para Confiança que vem do leite. A grande diretriz foi estender a confiança que o consumidor nutre pelo leite Tirol ao nosso vasto portfólio de mais de 170 produtos. Todas as embalagens dos derivados ganharam um selo de qualidade que valoriza a origem da matéria-prima dos produtos Tirol, reforçando que todos os produtos nascem do mesmo leite que o consumidor confia e consome diariamente.

 Acreditamos que 2018 será lembrado pela companhia como um divisor de águas, pois foi o momento em que começamos a levar ao consumidor e ao varejista, de forma mais transparente e assertiva, nossos diferenciais de confiança, qualidade e segurança alimentar, no maior projeto de comunicação já executado pela Tirol. Essa iniciativa englobou todas as áreas da empresa, em especial marketing, compras, PCP e P&D, e resultou em uma maior visibilidade da marca no ponto de venda e na ampliação de mercado. O ano de 2018 também foi marcado pelo inicio do trabalho de mudança e alinhamento interno, ou seja, proporcionar um canal de comunicação mais aberto entre empresa e colaboradores.

 Pensando nas pessoas, e que elas são de extrema importância para o sucesso da uma organização, em 2018 a Tirol deu início ao trabalho de mudança e alinhamento da cultura, sendo esta implantada por meio da área de Recursos Humanos.

 Com o objetivo de construir uma relação de confiança com os colaborardes, inspirar as pessoas, manter os colaboradores motivados e satisfeitos, bem como proporcionar desenvolvimento profissional e pessoal, no último anos a empresa implantou programas e iniciativas de engajamento multifacetados que maximizam o potencial do colaborador, permitindo o desenvolvimento individual.

 Entre os programas pode-se destacar: Treinamentos e desenvolvimento de lideranças, Programa Encontro dos Aniversariantes, Café com a Liderança, Escola Continuada, Programa de padrinhos entre outros.

 Esse é o primeiro passo, e é, o que sustentará a permanência das pessoas dentro da empresa.



Seguindo a linha do Tempo dos fatos, destacamos 2019

 Em 2019 a Tirol deu início às obras da nova Unidade em Ipiranga (PR), única unidade própria da marca fora de Santa Catarina, a escolha pela nova região é motivada pelo Paraná ser um dos maiores mercados de lácteos da marca Tirol no Brasil, bem como a facilidade de acesso ao mercado. As operações na Unidade estão planejadas para iniciarem em 2021, com a produção de leite longa vida (UHT), com capacidade inicial de 500 mil litros por dia.



Hoje, completamos mais um aniversário. São 45 anos de história.

 Atualmente a Tirol figura entre um dos maiores players do Brasil. Conta com mais de 1.700 colaboradores, com três unidades produtivas, 18 postos de resfriamento, quatro centros de destruição e dezenas milhares de produtores de leite distribuídos entre os estados de SC, RS, PR e GO e, um mix com mais de 170 produtos, dentre eles leites, achocolatados, iogurtes, bebidas lácteas, requeijões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de leite e leites condensados, que contribuem de forma ativa na economia de estadual.

 Com distribuição nacional e forte presença nas maiores praças especialmente nos estados do Sul e do Sudeste.



Para os próximos anos

 Queremos continuar sendo reconhecidos como referência pelos nossos produtos, seja por clientes, fornecedores e comunidade.

 Manter firme a imagem lapidada com trabalho, compromisso e excelência que nos levaram ao status de uma das maiores empresas de lácteos do Brasil e seguir o caminho do crescimento sustentável, sempre com respeito aos nossos colaboradores, parceiros de negócios e aos Produtores de Leite que sempre confiaram em nós.

 Continuar investindo em Tecnologia, qualidade e segurança alimentar, que sempre estiveram presentes e fez com que a Lacticínios Tirol consolidasse sua marca através dos anos como sinônimo de qualidade na produção de produtos lácteos.

 Trabalhar todos os dias melhorando os processos em busca incessante da competitividade em um mercado altamente disputado, que somente quem tiver excelência nos processos vai conseguir sobreviver ou mesmo crescer.

 Consolidar todos os projetos em andamento elevando a organização a um novo patamar, e criar novas alternativas de crescimento futuro.


 Enfim, chegamos aos 45 anos de história. Agradecemos a todos que fizeram parte desta trajetória, em especial aos colaboradores, consumidores, produtores de leite e clientes. E, convidamos para seguirmos juntos neste projeto que tem dado tão certo. Seguimos investindo em processos e pessoas. Mantendo o foco no crescimento, sempre com olhos voltados para o futuro melhor.




Fonte: Rádio Tropical FM