Notícias do Novo Tílias News

Queijo artesanal caçadorense é premiado em concurso nacional

O alimento é produzido por Luis e Joseli Petrycowski, da Linha Caixa d’Água

Um queijo artesanal produzido pelos caçadorenses Luis e Joseli Petrycowski, moradores da Linha Caixa d’Água, foi reconhecido na categoria prata no 5º Prêmio Queijo Brasil, o mais importante concurso de queijos artesanais do país.


O evento, organizado pela Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro (ComerQueijo) em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ocorreu em Florianópolis/SC, entre os dias 18 e 22 de setembro, e reuniu cerca de 600 queijos de várias regiões do Brasil.

Os queijos inscritos para a premiação foram avaliados por chefs, jornalistas e especialistas em queijos. As premiações foram realizadas por categoria (Bronze, Prata, Ouro e Super Ouro).

O queijo produzido em Caçador, denominado Queijo do Contestado, foi premiado na categoria Prata. O produto é comercializado na Feira do Produtor Rural, nas quartas-feiras e sábados.

A ideia deste formato do Prêmio Queijo Brasil é oferecer algo mais para o produtor. Além do reconhecimento por medalha pelo bom trabalho e qualidade do queijo, também oferecer um pouco de conhecimento desta outra ótica, o ponto de vista técnico e sensorial.


Legalização

Luis e Joseli Petrycowski contam com apoio da Epagri de Caçador, que vem trabalhando pela valorização dos produtos artesanais locais, produzidos por famílias da agricultura familiar.

Segundo a extensionista da Epagri de Caçador, Daniela Helena Conorath, o queijo está presente no lar de muitas famílias caçadorenses e alguns empreendimentos estão em fase de legalização para a comercialização dentro do município de Caçador.


“Como forma de valorização do Queijo do Contestado, produzido em Caçador, foi incentivado e realizada a inscrição de ambos para valorizar e aperfeiçoar o queijo produzido aqui no município”, destaca. "Para nós foi um reconhecimento enorme e ficamos imensamente feliz pelo produtor", acrescenta Daniela.


Fonte: Caçador Online