Professores de Treze Tílias, Salto Veloso, Arroio Trinta e Macieira participam de formação pedagógica em Curitiba
O início da semana foi intenso para os professores da rede municipal de educação de Treze Tílias. No domingo e na segunda-feira, dias 22 e 23, eles estiveram em Curitiba, onde participaram da 2ª edição da Formação Pedagógica Regional de Santa Catarina, promovida pela Editora Opet.
O encontro reuniu equipes dos municípios parceiros de Treze Tílias, Fraiburgo, Arroio Trinta, Salto Veloso, Macieira e Vargeão, que utilizam os materiais didáticos Sefe.
O supervisor regional da Editora Opet para Santa Catarina, Nelson Bittencourt, informa que o encontro contou com a participação de cerca de 180 pessoas, entre professores e gestores.
No domingo, os participantes foram divididos em dois grupos, que fizeram uma jornada cultural pela cidade, com visitas, por exemplo, ao Mercado Municipal, ao Museu Oscar Niemeyer e ao Jardim Botânico.
Nelson destaca a importância estratégica da formação, que envolveu os professores da Educação Infantil, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, de Arte, Língua Inglesa e Educação Física. Ele diz que o foco foi o material didático e as ferramentas do Sefe, com direcionamento para o segundo semestre.
Para a orientadora da Educação Infantil de Treze Tílias, professora Verônica Narita, a integração entre os professores é especialmente importante.
Esta foi a primeira vez que Verônica participou da formação regional em Curitiba. Ela diz que esse conhecimento, essa integração, agrega muito e ressalta que será muito importante para que os professores coloquem em prática o que viram na capacitação.
Vinte e quatro professores de Arroio Trinta participam de formação pedagógica em Curitiba
A capacitação aconteceu no domingo e na segunda-feira, dias 22 e 23. A secretária municipal de Educação do município, professora Claudete Magro, destaca o valor do encontro como parte de algo maior: a busca do conhecimento.
Claudete comenta que o município levou os professores para a formação para que eles possam conhecer mais, aprender mais e levar esses conteúdos para as crianças do município.
Segundo ela, os docentes gostam muito de trabalhar com a Editora Opet. Conforme ela, os professores têm verdadeira paixão pelos materiais e que também é muito bem recebido pelos alunos.
A coordenadora pedagógica Denise Zimmermann Schüller destaca o “desemparedamento” dos professores. Segundo, ela, é importante tirar os docentes da sala de aula para que eles tenham novas perspectivas.
Ainda conforme Denise, da mesma forma, é importante a interação com os professores de outros municípios, para conhecer as dificuldades e as conquistas também.
Professores da rede municipal de Macieira participam de capacitação em Curitiba
Os professores da rede municipal de ensino de Macieira participaram nesta semana de uma formação regional na cidade de Curitiba sobre Diálogos Pedagógicos.
O objetivo da capacitação é promover a integração entre os participantes, ampliar a visão cultural por meio do conhecimento, contato com outras culturas e conhecer os patrimônios culturais de Curitiba.
O curso está sendo promovido pelo SEFE (Sistema Educacional Família Escola) que fornece o sistema apostilado para as escolas do município. Segundo a secretária de educação Salete Liszkievich a capacitação é uma importante ferramenta na oferta de conhecimento aos educadores e consequentemente melhoram a qualidade de ensino fornecendo maior gama de conhecimento aos alunos.
Para a professora Cristina Lazzarotti, coordenadora da equipe administrativa de Macieira, a adoção dos materiais Sefe ajudou a desenvolver a educação no município. Ela comenta que são livros realmente bons, e a equipe pedagógica que faz as formações ajuda a trabalhar com os materiais.
Cristina destaca a presença, nos livros, de várias atividades práticas, que dinamizam o trabalho e enriquecem a educação. Macieira compareceu à formação com uma equipe de 13 professores.
Salto Veloso também participa da formação do Sete
Salto Veloso participam com uma equipe de 26 profissionais da educação municipal. O coordenador pedagógico da Educação Infantil do município, Alexandre Gatelli, diz que os professores estão interessados, dispostos e animados.
Ele acrescenta que o trabalho do Sefe de levar os professores para Curitiba é muito importante. Alexandre Gatelli, considera os materiais do Sete, muito completos.
Fonte: Rádio Tropical FM