Ao menos 20 cidades registraram nesta terça-feira, 17, queda de granizo no Rio Grande do Sul. Segundo balanço da Defesa Civil, estragos foram verificados em cerca de 470 residências de cinco municípios. No entanto, conforme o órgão, não há pessoas desabrigadas ou desalojadas nos municípios.
O local mais afetado é o município de Santa Vitória do Palmar, na Região Sul, que contabilizou 300 imóveis danificados e decretou situação de emergência — ainda não homologado.
Conforme o tenente-coronel Leonardo Nunes, coordenador da Defesa Civil na Região Sul, o município foi atingido por granizo durante cerca de 10 minutos entre domingo (15) e segunda-feira (16), o que causou a quebra de telhas em residências da cidade. Chuva também foi registrada na região.
Há também 100 residências danificadas em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte, 65 em Caibaté, nas Missões, e cinco em Mato Queimado, no Noroeste. Nesses locais, a Defesa Civil distribuiu lonas aos moradores.
Em São Francisco de Paula, na Serra, secretarias municipais também distribuíram lona. O município não está no balanço oficial da Defesa Civil, mas segundo a prefeitura, 37 casas tiveram o telhado perfurado durante a chuva de granizo.
Nas demais cidades, houve queda de granizo, mas não foram contabilizados estragos. A Defesa Civil monitora as cidades para novos casos de queda de granizo e de chuva.
Confira os municípios que registraram queda de granizo
Santa Vitória do Palmar
Calibaté
Torres
Cachoeirinha
Esteio
Glorinha
Dois Irmãos
Arroio do Tigre
Salto do Jacuí
Candelária
Tupanciretã
Júlio de Castilhos
Santa Cruz do Sul
Harmonia
Morrinhos do Sul
Mato Queimado
Santo Ângelo
André da Rocha
Lajeado
São Francisco de Paula
(Informações GaúchaZH)
Fonte: Michel Teixeira