Notícias do Novo Tílias News

China faz primeiro clone de gato

Garlic é o primeiro gato clonado pela Sinogene, uma empresa que clonou cerca de 40 cães desde 2017

Dono do animal acredita que Garlic é mais de 90% parecido com o gato original
(Foto: Noël Celis/AFP)

Uma empresa de Pequim conseguiu clonar um gato pela primeira vez na China, um avanço científico que poderia levar à clonagem de outros animais, como os pandas. Sete meses após a morte de seu gato, chamado Garlic, o proprietário, Huang Yu, ficou feliz em vê-lo novamente na forma de um gatinho cinza e branco.

— Parece mais de 90% — disse o chinês de 23 anos, que espera que o gato, nascido em julho de um gato portador, tenha a mesma personalidade do original.


Garlic é o primeiro gato clonado pela Sinogene, uma empresa que clonou cerca de 40 cães desde 2017. Os donos de animais de estimação, muitas vezes traumatizados pela morte do animal, estão dispostos a pagar os 250 mil yuanes (US$ 35 mil) que custam para clonar um gato ou os 380 mil (US$ 53 mil dólares) por um cão.

Nas últimas décadas, os chineses gostaram de animais de companhia, que foram proibidos durante a era Mao. Segundo um relatório da organização profissional Pet Fair Asia e do site Goumin.com, as despesas relacionadas a animais de estimação no ano passado foram de 171 bilhões de yuans (US $ 23,7 bilhões).

A clonagem de um gato pode permitir o progresso no caminho da clonagem de um panda, uma conquista que a China vem tentando há vinte anos. Chen Dayuan, especialista da Academia Chinesa de Ciências, disse no mês passado que sua agência estava estudando para clonar um panda usando um gato como mãe transportadora.


Embora um panda seja muito maior que um gato na idade adulta, no nascimento seu tamanho é semelhante e a gestação dura entre dois e três meses.


Fonte: Diário Catarinense