Na comemoração do seu 110º aniversário, a marca de carros de luxo Bugatti criou uma supermáquina que está sendo considerada o carro mais caro de todos os tempos e aproveitou para apresentá-la no Salão de Automóveis de Genebra, na Suíça. O novo modelo, que ganhou o nome de ‘La Voiture Noire’, custa nada mais nada menos do que US$ 12,5 milhões, equivalente a mais de R$ 47 milhões, valor que daria para comprar cerca de 300 Tesla Model 3s.
De acordo com a empresa, a única unidade do Voiture Noire já foi vendida. A Bugatti, no entanto, não revela o nome do comprador, dizendo apenas tratar-se de um ‘entusiasta’ da marca. Especula-se que o novo proprietário seja o ex-presidente executivo da VW Ferdinand Piech, conhecido por seu estilo de liderança difícil antes de deixar a matriz da marca Volkswagen AG, em abril de 2015.
La Voiture Noire, da Bugatti, é revelado à imprensa e ao público no 89º Salão de Genebra
Foto: Pierre Albouy/Reuters
Embora não haja menção ao nome de Piech pela Bugatti, foi ele quem desembolsou parte dos custos de desenvolvimento do modelo, cujo design, intencionalmente ou não, tem alguma inspiração em Darth Vader, personagem da franquia Star Wars.
“O pára-brisa parece fluir sem problemas para as janelas nas laterais, como a viseira de um capacete”, disse a Bugatti.
Com 1.500 cavalos de potência, o modelo tem um motor de 16 cilindros, com seis saídas de escape, e foi inspirado no clássico Type 57 SC Atlantic, que teve apenas quatro unidades criadas entre os anos 1936 e 1938. Os seis canos de descarga são uma referência clara ao escapamento do Atlantic, que contava com cinco canos de descarga, disse o diretor de design da Bugatti, Achim Anscheidt:
— Eles mostram claramente que este não é um carro elétrico.
Detalhe da traseira do “La Voiture Noire”, o hiperesportivo da Bugatti, uma versão moderna do clásicco Type 57 SC Atlantic, que teve apenas quatro unidas criadas entre 1936 e 1938 Foto: Pierre Albouy/Reuters
A empresa, no entanto, diz que o Voiture Noire é "muito mais do que uma interpretação moderna" do Type 57 SC Atlantic, um ícone da indústria cobiçado por aficionados por carros clássicos e o trabalho mais famoso do filho do fundador da empresa, Ettore Bugatti.
“La Voiture Noire é uma homenagem à própria história da Bugatti, um manifesto da estética e uma peça de alta costura automotiva”, diz o comunicado da empresa.
As especificações e design extravagantes do La Voiture Noire destacam o equilíbrio que a VW está fazendo em seu império de 12 marcas. Herbert Diess, responsável pelo grupo desde abril do ano passado, buscou acelerar uma revisão da estratégia para tornar a empresa mais ágil e controlar os gastos.
No Salão de Paris, em outubro do ano passado, a Bugatti exibiu o superesportivo Bugatti Divo, de mais de R$ 23 milhões, modelo que teve 40 unidades montadas.
Segundo a Bugatti, a única unidade do hiperesportivo já foi vendida. A empresa, no entanto, não divulga o nome do comprador Foto: Pierre Albouy/Reuters
Fonte: EXTRA