A Marfrig, uma das maiores fornecedoras brasileiras de carne bovina, se associou à gigante de alimentos americana ADMpara produzir e comercializar hambúrguer vegetal no Brasil. Com o anúncio da parceria, feito nesta terça-feira, as ações da Marfrig dispararam na Bolsa: por volta de 12h15m, subiam 7,46%, a R$ 7,50.
A produção do hambúrguer vegetal será iniciada na unidade da Marfrig em Várzea Grande, no Mato Grosso. Parte dos ingredientes, a maioria à base de soja, sairá diretamente da fábrica da ADM, em Campo Grande, para a unidade da Marfrig.
A ADM é uma das maiores processadoras globais de grãos, concorrente da holandesa Bunge.
Pelo acordo, as duas empresas vão desenvolver em conjunto produtos com base vegetal, sendo a ADM responsável pelo fornecimento da principal matéria-prima. A Marfrig produzirá, distribuirá e venderá os produtos para food service e no varejo, como supermercados e restaurantes.
A Marfrig lançará uma marca específica para produtos de origem vegetal, e o hambúrguer será sua primeira aposta. As primeiras unidades chegarão ao mercado brasileiro ainda neste ano e, posteriormente, serão destinadas também à exportação.
Com o novo produto, a Marfrig vai estrear no mercado de produtos de origem vegetal que visam a substituir a carne. Estima-se que esse mercado vá movimentar cerca de R$ 140 bilhões em dez anos no mundo, o que representaria 10% do mercado globald e carner. Hoje, esse segmento responde por apenas 1% do mercado internacional de carne, segundo o banco britânico Barclays."Juntas, Marfrig e ADM produzirão um hambúrguer 100% vegetal com sabor e textura similares aos da carne. O hambúrguer vegetal vem para complementar o portfólio de produtos da Marfrig", disse em nota Eduardo Miron, presidente da Marfrig Global Foods.
A ADM tem estrutura avançada para pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes naturais, inclusive para fabricação local para antecipar as tendências da indústria.
"Podemos atender, de forma customizada, as necessidades de nossos clientes. Somos o parceiro ideal para apoiar e incentivar o desenvolvimento sustentável da indústria de alimentos, especialidades e nutrição saudável", afirmou Roberto Ciciliano, presidente da ADM Nutrition na América Latina.
No mundo, gigantes como Tysson Foods, já vêm investindo nesse mercado, que também vem atraindo strat-ups como a americana Beyond Meat, sediada na Califórnia. Hoje, o valor de mercado da Beyond meat é dez vezes maior que o da Marfrig, companhia que tem receita 47 vezes superior.
No Brasil, a JBS, maior processadora de a proteína animal do mundo, já anunciou sua investida no segmento de produtos de origem vegetal. Em maio, disse que a marca Seara produziria hambúrguer à base de soja, beterraba e trigo.
Com informações da Bloomberg
Fonte: Rádio Tropical FM