Já imaginou poder dar um superzoom com seus olhos quando quiser enxergar algo mais de perto? Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram uma lente de contato que permite isso. Controlada por movimentos oculares, a lente é ativada quando o usuário pisca duas vezes (tem um quê de Black Mirror, não?).
Para desenvolver o produto, os pesquisadores mediram a quantidade de impulsos elétricos envolvidos em um piscar de olhos e aplicaram os resultados à nova tecnologia. Em volta da lente, há cinco eletrodos que agem como músculos: quando a pessoa abre e fecha os olhos rapidamente, a lente fica mais convexa, proporcionando o efeito de aproximação.
Essa capacidade de o olho controlar a lente é chamada de potencial eletro-oculográfico e, segundo Shengqiang Cai, autor principal do estudo, funciona mesmo se a pessoa estiver dormindo. Em entrevista à New Scientist, ele explica que, durante o sono, é como se a lente fosse "carregada" – quando o usuário acorda, o produto consegue responder melhor aos comandos elétricos gerados pelas piscadas.
Os cientistas disseram que a ideia é usar a lente em próteses visuais e óculos ajustáveis. Ainda não há, porém, previsão de quando ela chegará ao mercado.
Fonte: Revista Galileu