Na sessão desta segunda-feira, dia 26, o legislativo de Treze Tílias recebeu Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a criação de gratificação para participação como membro titular de comissão de avaliação de estágio probatório. O projeto foi apresentado e encaminhado para as comissões permanentes para análise.
O segundo projeto de Lei institui contribuição de melhoria para fazer obras de pavimentação nas Ruas Jacob Eberl e Dona Rosina, também encaminhado para as comissões.
O terceiro projeto que deu entrada nesta seugnda, autoriza o Poder Executivo a realizar despesas para custeio de viagem internacional de servidores para participar de evento esportivo, também encaminhado para as comissões permanentes para estudos.
A líder de governo na câmara, vereadora Dirlei Barbieri Rofner falou da importância do Seminário Estadual de Vereadores, realizado pela União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), na semana passada em Treze Tílias. Segundo Dirlei, o seminário trouxe novos conhecimentos para os vereadores, repassados por palestrantes de alto nível. Ela ressaltou que foi um momento importante para o enriquecimento dos vereadores e lamentou a baixa presença de vereadores da região.
Leocrides Brandalise também falou sobre a realização do Seminário da Uvesc, e destacou que a entrega da Moção de Repúdio contra o aumento do ICMS sobre os defensivos agrícolas. Ele disse que sempre defenderá o interesse dos agricultores do município.
Conforme Brandalise, outro assunto discutido no seminário, foi a necessidade da implantação de uma UTI Neonatal no hospital Santa Terezinha de Joaçaba. Brandalise ainda sugeriu para que o Secretário da Agricultura de Treze Tílias, Robert Unterberger seja convido para explicar o funcionamento da terceirização de horas/máquinas para os agricultores do município.
José da Rocha, comentou que ficou bem claro durante o seminário da UVESC, que uma das missões do vereador é ouvir as demandas da comunidade, porque segundo ele, é o vereador que foi escolhido pelo eleitor para representa-lo no poder legislativo, fato que nem sempre é bem aceito pelo poder executivo.
José da Rocha também fez um pedido para a líder de governo para que sejam colocas placas de sinalização na Linha Rodrigues, indicando a Linha Barraca. Rocha ainda informou que no dia 06 haverá assembleia da UVEMOC, na câmara de vereadores de Água Doce.
Luiz Augusto Perondi Weschendfelder disse que aproveitou a presença da vice-governadora do estado, Daniela Reihner em Treze Tílias na última quarta-feira, dia 21, para entregar um ofício em nome de todos os vereadores, solicitando que as rodovias estaduais que cortam o perímetro urbano sejam municipalizadas.
O presidente da câmara, Renato de Bastiani informou que entregou a Moção de Apoio pró-asfaltamento da rodovia Treze Tílias/Salto Veloso, aprovada pelo legislativo para o prefeito Mauro Dresch e para a prefeita Ana Rosa Zanella.
Fonte: Rádio Tropical FM