Notícias do Novo Tílias News

Bombeiros Voluntários de Treze Tílias alertam para risco de queimadas em vegetações


O Corpo de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias atendeu na noite de ontem (22), mais uma ocorrência de incêndio em vegetação.

A ocorrência foi registrada às margens da SC 355, em Treze Tílias próximo ao portal, na saída para Água Doce. Segundo os bombeiros, na última semana foi combatido um incêndio em vegetação na mesma localidade.

Foram cerca 30 minutos de combate, com cinco bombeiros e utilizados mais de 8 mil litros de água.

O presidente dos Bombeiros Voluntário, Carlos Eduardo Rohrer Felder, explica que essa época do ano tem um problema histórico com queimadas, devido às suas características como clima e vegetação secos, além de ventos fortes que alastram rapidamente as chamas.

Ele lamentou que ainda existem pessoas que realizem queimadas de forma intencional para limpeza dos terrenos. Além de promover riscos materiais e humanos, a prática é crime ambiental.

De acordo com os Bombeiros, mais de 80% dos casos de incêndio em vegetação atendidos são provocados, e é possível identificar onde foi iniciado o fogo.


Protocolos de atendimento

Durante entrevista à Rádio Tropical, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias Carlos Eduardo Felder e o chefe de comunicação dos Bombeiros, Felipe Arns, também esclareceram à comunidade sobre os protocolos de atendimento.

Segundo eles, cada tipo de ocorrência tem um protocolo de atendimento a ser seguido, ou seja, uma série de ações pré-estabelecidas e que foram definidas por médicos e pesquisadores especializados.

Felder exemplifica que em casos de infarto, por exemplo, as recomendações seguidas são da Associação Americana de Coração. Já em acidentes com trauma, como queda de altura, existe a chamada “Golden Hour” ou “Hora de Ouro”, que prevê que os bombeiros encaminhem a vítima para o atendimento médico o quanto antes.

A função dos bombeiros, esclarece ele, é estabilizar a vítima para que seu quadro não piore, até a chegada a um profissional médico, que poderá então intervir no quadro clínico da vítima.

Por isso, o protocolo de atendimento prevê que a vítima seja encaminhada para o atendimento médico mais próximo do local onde ocorreu o acidente.

À comunidade a orientação é de que ao se deparar com um acidente, comunique imediatamente os Bombeiros e também siga todas as orientações repassadas, evitando movimentar a vítima, o que pode agravar o seu quadro de saúde.


Cursos de atualização

Focados em melhorar cada vez mais o atendimento à população, os bombeiros voluntários de Treze Tílias participam neste final de semana de mais um curso de atualização ministrado pelos bombeiros voluntários de Caçador.

De acordo com Felipe Arns, a corporação de Caçador é referência pelos atendimentos prestados e o objetivo da capacitação é renovar os protocolos de atendimento de resgate veicular.

Nas últimas semanas, os bombeiros trezetilienses participaram de um curso de atendimento a emergências químicas, tendo em vista o número de indústrias do município.

Além dos cursos de atualização, os bombeiros de Treze Tílias também realizam orientações diversas à comunidade, como cursos para gestantes e orientações em creches e escolas.



Fonte: Rádio Tropical FM