Notícias do Novo Tílias News

Presidente da Câmara de Vereadores de Arroio Trinta renuncia ao cargo


O pedido de renúncia foi apresentado na sessão de ontem da Câmara de Vereadores. Todos os vereadores aceitaram o pedido de renúncia da presidência do vereador Amarildo Turmina, destacando que gostariam que ele ficasse na presidência, mas entendem a escolha do vereador.

Amarildo explica que tomou a decisão por motivos pessoais e profissionais já que não está mais conseguindo conciliar os compromissos como presidente do hospital, com a presidência da Câmara de Vereadores.

O ex-presidente disse que entrega o cargo com a sensação de dever cumprido e a pauta de projetos zerada. Além dos 6 meses como presidente em 2019, em 2017 ele já havia comandado o legislativo por três meses.

O cargo será agora assumido pela vice, Elizane Linder Mayer, que ao fazer uso da palavra disse que vai buscar fazer o seu melhor trabalho, seguindo as leis e o regimento interno da Câmara de Vereadores.

Quatro projetos de lei foram aprovados, dois deles em regime de urgência

O primeiro projeto aprovado por unanimidade é da vereadora Sandra Cividini, e dispõe sobre a criação do programa municipal de reciclagem participativa, que sugere a coleta diferenciada dos materiais que são recicláveis, para que possam ser reaproveitados ou vendidos, gerando renda para alguma entidade.

Os vereadores também sugeriram que seja feito um trabalho educativo, de conscientização da separação do lixo e também identificados dias para a coleta específica dos materiais recicláveis.

Também foi aprovado por todos os vereadores o projeto de lei que autoriza doação de uma cadeira de rodas com bateria em termo de comodato para uma moradora do município que tem problemas físicos e depende do equipamento para se locomover.

A administração municipal também encaminhou dois projetos em regime de urgência urgentíssima, o primeiro autorizando a prefeitura a celebrar convênio com a Polícia Civil.

Pelo convênio, a prefeitura cede um servidor que ficará responsável pela parte administrativa da delegacia arroiotrintense e também pela confecção de carteiras de identidade e de trabalho.

O segundo projeto encaminhado ontem prevê autorização para compra de brindes que serão sorteados para os agricultores durante uma programação de homenagens que acontece em agosto.

Os dois projetos encaminhados em regime de urgência foram aprovados por unanimidade, após consenso entre os vereadores.

Na palavra livre, a vereadora Adriane Biava confirmou uma emenda de R$200 mil do deputado estadual Nilso Berlanda (PR). O destino do recurso deve ser orientado pela vereadora e seu colega Osmar Costa e Silva.

Vilmar Cossa destacou esforço do município em cuidar esgotamento sanitário, porém tem faltado colaboração por parte da população, pois lixos como roupas e plásticos tem entupido e danificado a tubulação. A fiscalização será intensificada a partir de agora com a designação de um servidor responsável pelo setor.

Por fim, a vereadora Sandra Cividini manifestou sua indignação com atos de vandalismo registrados no município. Segundo ela, o Lions doou lixeiras para o município de Arroio Trinta, e 4 dias depois uma delas foi destruída.


Segundo ela, o Lions está recompensando quem souber e indicar os responsáveis pelo vandalismo.

Fonte: Rádio Tropical FM