Notícias do Novo Tílias News

Pesquisa mostra comportamento de compras de carros em SC

Levantamento apresenta perfil dos consumidores na hora de adquirir um veículo



Um levantamento feito em parceria com o Senac/SCUniversidade Federal de Santa Catarina Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Ingolstadt (Alemanha) mostra o comportamento de compras de carros em SC.
Confira abaixo os principais pontos da pesquisa:
PERFIL
  • A coleta de dados foi feita de maneira online com 335 respostas
  • 64,4% que responderam são do sexo masculino com idade média de 43,5 anos
  • Entre as mulheres, a média de idade é 38,2 anos
  • 67,5% são casados ou estão em união estável
  • 56,1% tem filhos
  • 53% tem renda média familiar mensal de até R$ 7.791
  • 40,1% tem renda familiar mensal de R$ 7.791 ou mais
POSSE E USO DO CARRO
  • 90,1% possuem carros
  • 66,2 % dos que tem são homens
  • 67,5 usam carro para trabalho e diversão na mesma proporção
  • 19,2% usam carro apenas para o trabalho
  • 81,8% dos entrevistados que não tem carro, também não tem filhos
  • 64,7% dos que não possuem carro, mas planejam comprar, são mulheres
COMPORTAMENTO DE COMPRA
  • 80,5% dos que tem carro trocam a cada três anos ou mais
  • A decisão de compra é partilhada por 48,4% dos entrevistados com outras pessoas
  • Entre os respondentes mulheres, 57,7% dividem a escolha com outra pessoa
  • 54,4% dos respondentes homens são os principais decisores da compra
CRITÉRIOS DE COMPRA
  • O preço é o principal critério, levado em consideração com 68,5%, a qualidade está em segundo lugar, com 56%
  • Consumidores com filhos consideram mais a segurança (10,8%), conforto (9,1%) e tamanho (4,8%)
Fonte: Rádio Videira