Levantamento apresenta perfil dos consumidores na hora de adquirir um veículo
Um levantamento feito em parceria com o Senac/SC, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Ingolstadt (Alemanha) mostra o comportamento de compras de carros em SC.
Confira abaixo os principais pontos da pesquisa:
PERFIL
- A coleta de dados foi feita de maneira online com 335 respostas
- 64,4% que responderam são do sexo masculino com idade média de 43,5 anos
- Entre as mulheres, a média de idade é 38,2 anos
- 67,5% são casados ou estão em união estável
- 56,1% tem filhos
- 53% tem renda média familiar mensal de até R$ 7.791
- 40,1% tem renda familiar mensal de R$ 7.791 ou mais
POSSE E USO DO CARRO
- 90,1% possuem carros
- 66,2 % dos que tem são homens
- 67,5 usam carro para trabalho e diversão na mesma proporção
- 19,2% usam carro apenas para o trabalho
- 81,8% dos entrevistados que não tem carro, também não tem filhos
- 64,7% dos que não possuem carro, mas planejam comprar, são mulheres
COMPORTAMENTO DE COMPRA
- 80,5% dos que tem carro trocam a cada três anos ou mais
- A decisão de compra é partilhada por 48,4% dos entrevistados com outras pessoas
- Entre os respondentes mulheres, 57,7% dividem a escolha com outra pessoa
- 54,4% dos respondentes homens são os principais decisores da compra
CRITÉRIOS DE COMPRA
- O preço é o principal critério, levado em consideração com 68,5%, a qualidade está em segundo lugar, com 56%
- Consumidores com filhos consideram mais a segurança (10,8%), conforto (9,1%) e tamanho (4,8%)
Fonte: Rádio Videira