Notícias do Novo Tílias News

Ex-funcionária do Banco do Brasil em Lindóia do Sul terá de devolver R$ 826 mil após ser acusada de apropriação indevida


Uma ex-funcionária da Banco do Brasil de Lindóia do Sul terá de devolver aos cofres da instituição financeira R$ 826 mil, corrigidos monetariamente pelo IPCA desde a época em que foram flagradas as irregularidades de uso indevido dos recursos. A sentença é da juíza Letícia Bodanese Rodegheri e proferida nas últimas horas. A ilegalidades teriam ocorrido entre 2009 e 2016.
Conforme os autos do processo, o Banco do Brasil ingressou com uma ação civil pública após a verificação de diversas ilegalidades cometidas pela funcionária à época provocando prejuízos ao banco e também aos clientes. O processo tramita desde 2016 no Fórum da Comarca de Ipumirim.
Segundo os autos ainda, a própria ré teria confessado verbalmente que utilizou o dinheiro do Banco para cobrir contas pessoais e dívidas da empresa de seu marido. Depois de ser afastada do cargo, ela mesma solicitou a própria demissão.
“Por tudo o que consta nos autos, o nexo de causalidade entre a conduta da ré e o dano ao erário está plenamente configurado, não havendo qualquer dúvida sobre a improbidade cometida, inclusive porque a própria ré confessou, em juízo, a apropriação dos valores”, diz a sentença.
Na sentença a juíza ainda determinou o pagamento de multa civil o equivalente a duas vezes o valor do dano a ser revertido ao Banco do Brasil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber créditos pelo prazo de 10 anos. Como a decisão é de primeira instância ainda cabe recurso junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Fonte: Atual FM