A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.
É um projeto criado para estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos que participantes da olimpíada são divididos em 3 níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade.
No Nível 1, estão alunos matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.
No Nível 2, alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.
E no Nível 3, alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.
No Nível 1 se classificaram:
Ágatha Hoffelder, Felipe Fleck, Felipe Peretti, Flaira Hensel, Henrique Baron, Isabel Rocha, Isadora Vieira, Joana Lucietti, Maria Lara Conte, Miguel Mantovani, Vinícius Oliveira, Vitória Maliovany e Wesley de Moura
No Nível 2 de se classificaram:
Amanda Carniel, Cleonir Hackbarth, Daniel de Oliveira, Lara Elisa Rhoden, Luiz Felipe Hentz, Rudinei da Conceição e William Junges.
A OBMEP é desenvolvida em duas fases. A primeira fase conta com prova objetiva, com múltipla escolha, composta de 20 questões. Participam dessa fase todos os alunos inscritos por suas escolas.
A segunda fase consiste em prova discursiva composta de 6 questões. Para essa fase classificam-se 5% dos alunos com o melhor desempenho em cada Nível na 1ª Fase.
Fonte: Rádio Tropical FM