Santa Catarina registrou 13 mortes e 106 casos de gripe em 2019 até a última sexta-feira (7), conforme boletim de Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado nesta segunda-feira (10).
Até 31 de maio, eram 12 mortes confirmadas e 95 casos de gripe no estado. Em 3 de junho, houve a confirmação de uma morte a mais em Joinville: uma mulher de 79 anos, que sofria de doença cardiovascular e diabetes. Esse caso foi incluído no boletim desta segunda. Ainda de acordo com a Dive-SC, todas as pessoas que morreram tinham um fator de risco que agravou o quadro, como diabetes e doença cardiovascular crônica. Foram registradas 11 mortes pelo subtipo A H1N1 e duas pelo subtipo A H3N2. Blumenau, Chapecó, Joinville e Tubarão tiveram dois casos cada. Já Balneário Camboriú, Brusque, Canoinhas, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul foram um caso cada.
Gripe no estado
Dos 106 casos de gripe confirmados, 86 foram pelo vírus A H1N1, 17 pelo vírus A H3N2, dois aguardando subtipagem e 1 pelo vírus Influenza B. Chapecó tem a maioria dos casos: 16.
Os casos confirmados foram em 41 cidades catarinenses, além de um caso paciente residente em São Paulo, mas que foi atendido em Santa Catarina. Até a última semana, 35 cidades tinham registros.
Fonte: G1/SC