O café colonial vai iniciar às 17 horas desta quinta-feira, dia 27, e segue até as 22 horas no salão paroquial. Conforme o presidente da Paróquia, Sérgio Christ, o valor do ingresso para o café Colonial está sendo vendido a R$30,00, podendo ser adquirido também na hora do evento.
O cardápio inclui pães diversos, como de frutas, de milho, pastéis assados e fritos de batata e carne, tortas, doces e salgadas, frios e embutidos, rissoles, sanduiches, bolachas, bolo e strudel, sucos naturais, chá, café e achocolatado.
A maioria dos alimentos foram confeccionados pelos voluntários da paróquia. O evento celebra o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O padre Almedo Dietrich explica, que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade.
O padre Almedo comenta que Perpétuo Socorro quer dizer socorro eterno, socorro sempre, sempre que precisar, socorro de Mãe. O religioso exemplifica, que a mãe nunca esquece e nunca abandona os filhos.
Para o pároco, o Dia do Padroeiro é sempre um dia de festa e confraternização para a comunidade e por isso, um dia especial para Treze Tílias.
Ele lembra que a padroeira do município foi escolhida pelo primeiro pároco, Monsenhor Johann Reitmeier, que veio junto com os primeiros imigrantes e o Ministro Andreas Thaler.
Os filhos dos imigrantes contam que o Padre Raitmaier tinha uma grande devoção muito grande, porque ele lutou na 1ª Guerra Mundial, e foi ferido, passou por uma situação bem delicada.
Por isso, decidiu ainda durante a viagem, que Treze Tílias teria Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Até então havia uma capela em homenagem a São Bento.
Fonte: Rádio Tropical FM